SAÚDE RENAL

Risco de pedras nos rins aumentam 30% no verão

Se uma pessoa adulta pesa 70 quilos, o ideal é que ela consuma 2,4 litros de água por dia

O alerta fica para quem sofre de problemas renais ou tem casos da doença na família (Foto Raisa Carvalho)
O alerta fica para quem sofre de problemas renais ou tem casos da doença na família (Foto Raisa Carvalho)

O Estado de Roraima vive em um período de verão quase permanente, mesmo em época de chuvas, por conta da incidência de sol constante. O alerta fica para quem sofre de problemas renais ou tem casos da doença na família. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, o risco de pedras nos rins aumenta 30% no verão.

Isso acontece principalmente por conta do período de férias, que traz mudanças na rotina alimentar. Muita gente deixa de ingerir a quantidade adequada de água, passa a consumir mais álcool e para de comer comidas mais saudáveis.

As pedras nos rins, também conhecidas como cálculos renais, aparecem por conta do excesso de cálcio e ácido úrico na urina. Esse excesso forma cristais nas vias urinárias e rins, que filtram impurezas do sangue.

De acordo com o médico urologista Rodrigo Rosa Lima, especialista em Transplante Renal pela Universidade de Brasília (UnB), “O calor excessivo e umidade reduzida contribuem para que o paciente perca mais líquido. A urina concentrada também favorece essa formação dos cálculos urinários”. Por conta disso, o ideal é aumentar o consumo de água e moderar a ingestão de álcool.

Confira dicas do médico urologista Rodrigo Rosa Lima, especialista em Transplante Renal pela Universidade de Brasília (UnB) (Foto Divulgação)

Confira algumas dicas para evitar o problema:

Beba muita água
O consumo alto de água ajuda a diluir sais na urina e reduzir a formação de pedras. Segundo o médico urologista, a quantidade é prevista de acordo com o peso do paciente. O recomendado é consumir 35 ml de água por cada quilo. Se uma pessoa adulta pesa 70 quilos, o ideal é que ela consuma 2,4 litros de água por dia.

Reduza a quantidade de sódio
O sódio é um dos inimigos para quem tem problemas renais, portanto, o indicado é evitar alimentos que tenham muita concentração de sal como comidas industrializadas e refrigerantes.

Aumente o consumo de frutas cítricas e evite proteínas
Alimentos ricos em citrato, que reduz a quantidade de sal na urina, são ideais neste período. São eles: limão, laranja, abacaxi, acerola e outras frutas cítricas. Em contrapartida, o ideal é reduzir carnes e suplementos que ajudam na cristalização de sal.

Pratique exercício físico
Aproveite o verão para aumentar sua carga de exercícios físicos. A informação é que pacientes sedentários, que não fazem esportes, formam mais cálculos urinários do que aqueles que praticam atividade física regularmente.

A Sociedade Brasileira de Urologia alerta que os problemas renais afetam cerca de 12% da população do país. A incidência da doença é mais comum entre pessoas de 20 a 35 anos, especialmente mulheres. Fatores naturais, doenças genéticas também estão relacionados a um risco maior da pessoa desenvolver cálculos renais, além do próprio histórico familiar.