Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) realiza roda de conversa virtual, das 15 às 17 horas, pelo Google Meet, no link.
A iniciativa é da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), por meio da Coordenação de Qualidade de Vida do Servidor e Seguridade Social (CQVSS), e aberta à comunidade em geral.
O objetivo é trazer discussões sobre a situação atual das mulheres num momento de pandemia. Para tanto, foram convidadas a socióloga e integrante do Núcleo de Mulheres de Roraima Andréa Vasconcelos, a professora aposentada do IFRR e responsável pelo canal independente Espaço do Saber, Maria Celina de Assis, e a programadora visual do IFRR e representante em Roraima do grupo Leia Mulheres, Jayne Thomé.
Conforme a psicóloga do IFRR Wilma Moraes, “a programação foi pensada de forma a proporcionar um encontro que permita expressar as vivências das mulheres no contexto atual e no transcorrer da história, nos diversos espaços conquistados por nós, mulheres. Também haverá um momento agradável para falar sobre o projeto Leia Mulheres e apreciar o prazer proporcionado pela leitura de um bom livro”, contou.
A DATA – O Dia Internacional da Mulher é celebrado anualmente, no dia 8 de março. A data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, com o objetivo de relembrar as lutas sociais, políticas, econômicas das mulheres no mundo todo. De acordo com os registros históricos, o primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em fevereiro de 1909, nos Estados Unidos, por iniciativa do Partido Socialista da América.
No Brasil, costuma-se relacionar o dia ao incêndio ocorrido em Nova Iorque, no dia 25 de março de 1911, na Triangle Shirtwaist Company, quando 146 trabalhadores morreram, sendo a maioria mulheres.