Roraima alcança 50% de cobertura vacinal contra febre amarela e Sesau pede intensificação

A vacina é aplicada em uma dose única para adultos, enquanto as crianças precisam de duas doses, aos 9 meses e aos 4 anos

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Após Roraima receber alerta do Ministério da Saúde na última semana sobre aumento de casos de febre amarela, a Secretaria Estadual de Saúde pediu que os municípios intensifiquem as campanhas de vacinação. Em 2024 a cobertura vacinal contra a febre amarela foi de 50,17%.

Conforme a Secretaria, apesar do avanço em relação aos anos anteriores, o índice ainda é considerado baixo, especialmente quando se observa a disparidade entre os municípios. Boa Vista, por exemplo, registrou 46,50% de cobertura vacinal, enquanto Uiramutã e Normandia apresentaram números alarmantes: 13,44% e 22,38%, respectivamente.

“A principal recomendação é que a população mantenha a vacinação em dia, especialmente aqueles que planejam viajar para áreas de risco”, divulgou a Sesau.

A vacina é aplicada em uma dose única para adultos, enquanto as crianças precisam de duas doses, aos 9 meses e aos 4 anos, conforme o calendário vacinal. A orientação é que a vacina seja administrada pelo menos 10 dias antes da exposição ao vírus.

A doença

Haemagogus. Foto: Divulgação / Fiocruz

A febre amarela é uma doença infecciosa viral transmitida principalmente pela picada de mosquitos infectados, como o Aedes aegypti (em casos de ciclo urbano) e o Haemagogus (em casos de ciclo silvestre). Ela pode ser grave e causar complicações sérias, incluindo insuficiência hepática e falência de órgãos.

Os sintomas podem aparecer entre 3 e 6 dias após a infecção e incluem febre alta, calafrios, dor de cabeça intensa, dores musculares, náuseas e vômitos. Em casos mais graves, pode haver icterícia (amarelamento da pele e dos olhos), sangramentos, queda na pressão arterial e insuficiência de órgãos.