A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) confirmou um caso positivo de sarampo em um bebê de um ano e um mês de idade. Com isso, a pasta emitiu um alerta para que os municípios de Roraima reforcem as ações contra a doença e ainda notificou o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) nacional e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Segundo a coordenadora da CGVS (Coordenação Geral de Vigilância em Saúde), Valdirene Oliveira, a notificação do caso foi realizada no dia 25 de março, mas o primeiro sintoma foi identificado dois dias antes.
Além disso, segundo ela, o paciente não possui histórico de viagem para fora do Estado, mas teve contato com pessoas que viajaram para Alto Alegre, Bonfim e Pacaraima. “O sarampo é uma doença altamente infecciosa que se espalha com muita rapidez. Por isso, todas as estratégias são rapidamente tomadas para que possamos deter a cadeia de transmissão”, afirmou.
Valdirene ressaltou, ainda, que a criança não apresenta sinais graves da doença e é monitorada por uma equipe de Estratégia Saúde da Família de Boa Vista. A busca ativa de pessoas que tiveram contato com o paciente, bem como a comunicação aos municípios que o bebê teve passagem, também estão em curso.
“Reuniões com equipe técnicas, bloqueios e identificação de casos e contatos já foram feitos, e nós estamos emitindo esse alerta para que todos os municípios monitorem e fiquem atentos a possíveis sinais e sintomas que possam identificar novos casos de sarampo no nosso Estado”, explicou.