Roraima ocupa o posto de estado com a maior incidência de tuberculose no Brasil, com uma taxa de 85,7 casos por 100 mil habitantes, de acordo com um boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. Este índice é quase três vezes superior à média nacional, que se situa em 37 casos por 100 mil habitantes.
Coeficiente de incidência de tuberculose (casos por 100 mil hab.) por Unidades da Federação. Brasil, 2023
O boletim revelou que, em 2023, Roraima registrou 532 novos casos de tuberculose. Já Núcleo de Controle da Tuberculose (NCT) da Secretaria de Saúde de Roraima informou que, além dos novos casos, houve um aumento significativo no número de óbitos: 28 mortes em 2023, comparado a 18 em 2022.
No âmbito nacional, em 2023, 11 Unidades da Federação (UF) tiveram coeficientes de incidência de tuberculose superiores à média nacional. As UF que apresentaram os maiores coeficientes foram Roraima (85,7 casos por 100 mil habitantes), Amazonas (81,6 casos por 100 mil habitantes) e Rio de Janeiro (70,7 casos por 100 mil habitantes).
O que é a tuberculose
De acordo com o Ministério da Saúde a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A forma extrapulmonar, que afeta outros órgãos que não o pulmão, ocorre mais frequentemente em pessoas vivendo com HIV, especialmente aquelas com comprometimento imunológico.
Apesar de ser uma enfermidade antiga, a tuberculose continua sendo um importante problema de saúde pública. No mundo, a cada ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose. A doença é responsável por mais de um milhão de óbitos anuais. No Brasil são notificados aproximadamente 80 mil casos novos e ocorrem cerca de 5,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.
SINTOMAS
- Tosse por 3 semanas ou mais;
- Febre vespertina;
- Sudorese noturna;
- Emagrecimento.
O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse. Essa tosse pode ser seca ou produtiva (com catarro).
Caso a pessoa apresente sintomas de tuberculose, é fundamental procurar a unidade de saúde mais próxima da residência para avaliação e realização de exames. Se o resultado for positivo para tuberculose, deve-se iniciar o tratamento o mais rápido possível e segui-lo até o final.