Saúde e Bem-estar

Roraima é um dos estados contemplados com novas ambulâncias

O estado recebeu sete novas ambulâncias

Ministério da Saúde entrega mais 163 ambulâncias para 7 estados (Foto: Rafael Nascimento/MS)
Ministério da Saúde entrega mais 163 ambulâncias para 7 estados (Foto: Rafael Nascimento/MS)

Nesta segunda-feira, 02, foram entregues mais de 163 ambulâncias para mais de 120 municípios do Acre, Amazonas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Roraima e São Paulo. O Ministério de Saúde informa que com a entrega,  pelo menos 28 milhões de pessoas passam a ter acesso ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192.

O novo PAC do Governo Federal busca aprimorar os serviços essenciais na rede pública de todo o país, como caso do SAMU. Segundo o Ministério de Saúde, em quatro anos, a cobertura vai passar de 87% para mais de 90% da população brasileira, ampliando o acesso a esse serviço que estava estagnado desde 2017.

Em Roraima, foram 7 ambulâncias distribuídas em 7 municípios do estado, de acordo com a demanda. Confira a destinação das ambulâncias: 

RR Alto Alegre 1

RR Amajari 1

RR Caracaraí 1

RR Caroebe 1

RR Mucajaí 1

RR Pacaraima 1

RR São João Da Baliza 1

Confira a lista da distribuição por estado na integra

A entrega dos veículos aconteceu em Salto (SP), somando mais de R$ 47 milhões de investimento. Segundo o coordenador-geral de Urgência do Ministério da Saúde, Felipe Reque, as ambulâncias vão renovar a frota nos sete estados.

“É preciso reforçar que o SAMU, criado pelo presidente Lula em 2003, estabelece como prioridade a política de urgência no nosso país. Nesta gestão, a ministra Nísia Trindade tem reiterado a importância do fortalecimento dessa política que salva tantas vidas. Nós temos o compromisso da universalização desse serviço, a política mais bem avaliada pela população brasileira. Não apenas na renovação da frota, mas na ampliação das unidades em todo o país”, detalhou.

O aumento busca minimizar a sobrecarga nos municípios e também como uma forma de incentivar a universalização do SAMU 192, que desde 2013 não recebia atualização nos valores de custeio. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.