Nesta quinta-feira (27), foi realizada a primeira cirurgia de Prótese Osteoancorada no Estado de Roraima. O procedimento permite que pacientes ouçam por meio da condução óssea do som até a cóclea. Existem duas maneiras pelas quais o som pode estimular o ouvido interno: via aérea, pelo canal auditivo, e via óssea, pela parte óssea atrás da orelha. Ambas são medidas na audiometria, o exame básico para avaliação auditiva.
A cirurgia ocorreu em um hospital privado da capital e foi conduzida por dois otorrinolaringologistas roraimenses, o Prof. Dr. Mayron Melo, e o Prof. Dr. Fayez Bahmad Jr., que veio de Brasília para realizar o procedimento em parceria. O paciente foi uma criança diagnosticada com atresia de pavilhão auricular unilateral, uma má-formação em uma das orelhas.
Esta não é a primeira vez que o Dr. Mayron Melo realiza um procedimento pioneiro no estado. Meses atrás, ele conduziu a primeira cirurgia de Implante Coclear em Roraima em um paciente adulto
“É necessário ter sensibilidade e conhecimento técnico específico para contribuir na vida das pessoas, ajudando elas a ouvirem o mundo”, afirmou Dr. Mayron.
O procedimento contou com a presença de outros profissionais da cidade, incluindo os fonoaudiólogos José Luiz Carvalho e Evânia Costa, e a psicóloga Julienne Silva. A realização da cirurgia, segundo os profissioanis, marca a ampliação das opções de tratamento auditivo disponíveis no estado.