Roraima recebe 262 bolsas de sangue doadas pelo Ceará

As bolsas de sangue, compostas por concentrados de hemácias de todos os tipos sanguíneos, serão distribuídas entre as agências transfusionais de hospitais públicos e privados do estado

A doação foi viabilizada pela Coordenação Geral do Sangue e Hemoderivados, ligada ao Ministério da Saúde. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
A doação foi viabilizada pela Coordenação Geral do Sangue e Hemoderivados, ligada ao Ministério da Saúde. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) recebeu, nesta quarta-feira (23), um total de 262 bolsas de sangue enviadas pelo Hemoce (Centro de Hemoterapia e Hematologia do Ceará). A doação foi viabilizada pela Coordenação Geral do Sangue e Hemoderivados, ligada ao Ministério da Saúde.

As bolsas de sangue, compostas por concentrados de hemácias de todos os tipos sanguíneos, serão distribuídas entre as agências transfusionais de hospitais públicos e privados do estado. A diretora geral do Hemoraima, Patrícia Veríssimo, destacou que essa remessa chega em um momento importante para garantir a segurança do abastecimento.

“Esse remanejamento nos auxiliará a manter o nosso estoque equilibrado e nós ficamos felizes em poder ter uma margem de segurança para que não falte o hemocomponente as pessoas que necessitam”, afirmou.

Aumento de demanda no fim do ano

Patrícia também reforçou a necessidade de que doadores continuem comparecendo ao Hemoraima, principalmente em eventos de grande porte, como a 43ª Expoferr Show, prevista para ocorrer de 5 a 9 de novembro, e as festas de fim de ano.

Com a aproximação do fim do ano e o aumento de acidentes de trânsito durante as festividades e feriados, o Hemoraima busca intensificar o estoque de sangue para atender à demanda crescente. “Temos que reforçar o nosso estoque para atender a todos que necessitarem. Então nós convidamos a você doador a comparecer ao Hemoraima e efetuar a sua doação”, completou.

Requisitos para doação de sangue

Após a doação, o sangue passa por exames e, se aprovado, é liberado para as agências transfusionais dos hospitais de Roraima (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, e menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal. Para aqueles com mais de 60 anos, é preciso já ter histórico de doação.

Além disso, é essencial que o doador esteja em boas condições de saúde, não apresente sintomas de gripe ou alergia e não tenha consumido bebida alcoólica nas últimas 24 horas. Homens podem doar a cada 61 dias, enquanto mulheres precisam de um intervalo de 91 dias entre as doações.

O Hemoraima está localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3418, bairro Aeroporto, ao lado do HGR (Hospital Geral de Roraima). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (95) 98404-9593.