SAÚDE

Roraima recebe 670 bolsas de sangue do Hemocentro de Goiás

Hemoraima irá realizar ações de incentivo à doação de sangue até ofinal do mês.

Inverno tem causado baixa adesão de doadores (Foto: José Magno)
Inverno tem causado baixa adesão de doadores (Foto: José Magno)

O Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) recebeu, nesta semana, 674 bolsas de sangue da Coordenação Geral do Sangue de Goiás. A doação ocorre em um momento oportuno, já que o período de inverno no Estado tem causado uma queda no comparecimento de doadores.

A diretora geral do Hemoraima, Patrícia Veríssimo, explicou que, apesar das ações do Junho Vermelho, mês que valoriza o doador de sangue, Roraima ainda enfrenta uma baixa nas doações. “Isso ocorre em vista do número de pessoas que estão acometidas por gripe, problema ocasionado pelo período chuvoso, e as demandas [por sangue] dos hospitais têm causado a diminuição mais rápida do estoque”, destacou.

Responsável por atender as demandas de hospitais da rede pública e privada, o Hemoraima é a única unidade captadora de sangue do Estado. No primeiro quadrimestre deste ano, o Hemoraima contabilizou 6.658 novos cadastros de doadores de sangue e atualmente conta com aproximadamente 80.700 doadores cadastrados.

A diretora ressaltou a importância da doação recebida: “Essas bolsas são de grande valia. Nós estamos muito gratos com essa doação que beneficia diretamente a nossa sociedade”, completou Patrícia.

Para ser doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos. Menores de idade devem estar acompanhados pelo tutor legal e pessoas acima de 60 anos precisam ter um histórico de doação. É importante que o voluntário esteja saudável, sem sintomas de gripe ou alergia, e não tenha ingerido bebida alcoólica nas 24 horas anteriores à doação. Homens podem doar a cada 61 dias e mulheres a cada 91 dias.

Em celebração ao Junho Vermelho, o Hemoraima está realizando uma série de ações para atrair novos doadores, incluindo o atendimento aos sábados, das 7h30 às 11h. O Hemoraima está localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento. Mais informações podem ser obtidas pelo número (95) 98404-9593.

Confira a programação das ações do Junho Vermelho:

  • 21/06 – Palestra de Sensibilização na Defensoria Pública, às 9h
  • 22/06 – Campanha de doação com a Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), das 7h às 11h
  • 28/06 – Campanha de doação com a Uerr (Universidade Estadual de Roraima), das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h
  • 29/06 – Campanha de doação com o Ministério Público e Acadêmicos de Medicina da UFRR (Universidade Federal de Roraima), das 7h às 11h