38º CICLO

Roraima recebe sete vagas remanescentes do programa Mais Médicos

Gestores municipais têm até o dia 26 de junho para confirmar o interesse nas vagas disponíveis

Cinco serão destinadas à capital Boa Vista, uma ao município de Caracaraí e outra a Iracema. (Foto: Arquivo/Folha)
Cinco serão destinadas à capital Boa Vista, uma ao município de Caracaraí e outra a Iracema. (Foto: Arquivo/Folha)

O Ministério da Saúde anunciou a alocação das vagas remanescentes do 38º ciclo do Programa Mais Médicos para o estado de Roraima. O estado receberá um total de sete vagas, sendo cinco destinadas à capital Boa Vista, uma ao município de Caracaraí e outra a Iracema. A nível nacional, o programa disponibiliza 1.042 vagas, com 100 dessas destinadas à região Norte do país.

O Programa Mais Médicos tem como objetivo principal atender localidades com alta vulnerabilidade social. Nesta edição, 116 vagas são destinadas a municípios classificados como de muito alta vulnerabilidade e 176 a municípios de alta vulnerabilidade. Os gestores municipais têm até o dia 26 de junho para confirmar o interesse nas vagas disponíveis.

De acordo com o Ministério da Saúde, o governo federal implementou melhorias significativas no modelo atual do programa. Os profissionais agora terão acesso a oportunidades de especialização e mestrado. Além disso, os benefícios são proporcionais ao valor mensal da bolsa para atuarem nas periferias e regiões mais remotas. As médicas que se tornarem mães terão direito a uma compensação do valor pago pelo INSS, para alcançar o valor da bolsa durante os seis meses de licença-maternidade. Já os médicos que se tornarem pais terão direito a uma licença de 20 dias.

Distribuição nacional das vagas

As 1.042 vagas do 38º ciclo do Programa Mais Médicos estão distribuídas da seguinte forma:

  • Centro-Oeste: 62 vagas
  • Nordeste: 316 vagas
  • Norte: 100 vagas
  • Sudeste: 364 vagas
  • Sul: 200 vagas