Roraima receberá 20 mil doses de nova vacina contra a Covid-19

Ministério da Saúde informou ainda que gestantes e idosos foram incluídos no calendário nacional de vacinação

 A remessa integra o lote de 1,5 milhão de doses distribuídas a todos os estados e ao Distrito Federal. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
A remessa integra o lote de 1,5 milhão de doses distribuídas a todos os estados e ao Distrito Federal. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Roraima receberá 20 mil doses de uma nova vacina contra a Covid-19 nesta semana, segundo o Ministério da Saúde. A remessa integra o lote de 1,5 milhão de doses distribuídas a todos os estados e ao Distrito Federal, com entregas previstas até esta terça-feira (10).

De acordo com o Ministério, o envio faz parte de um plano que prevê a entrega de 5 milhões de doses até dezembro. O objetivo é garantir o abastecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) pelos próximos seis meses, utilizando vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e atualizadas conforme as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

As doses enviadas a Roraima são da vacina produzida pela farmacêutica Serum. Essa fórmula, inédita no Brasil, apresentou eficácia de 90% contra casos sintomáticos em estudos de fase 3, além de vantagens como maior prazo de validade e armazenamento simples, entre 2°C e 8°C.

O Ministério informou ainda que gestantes e idosos foram incluídos no calendário nacional de vacinação. Gestantes devem receber uma dose por gestação, enquanto idosos terão reforço a cada seis meses. Imunocomprometidos e outros grupos prioritários continuarão recebendo doses periódicas, conforme a nova estratégia de imunização definida pela pasta.

A aquisição das vacinas, realizada por meio de pregão, garantiu economia de R$ 1,05 bilhão em comparação a compras anteriores, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. O preço unitário por dose, adquirido a US$ 7, é um dos menores do mundo.