SAÚDE

Roraima registra aumento de 523% no casos prováveis de dengue

Até o momento, nenhum óbito em decorrência da doença viral.

Mosquito é responsável por dengue, chikungunya e Zika vírus. (Foto: Fiocruz)
Mosquito é responsável por dengue, chikungunya e Zika vírus. (Foto: Fiocruz)

Roraima registra aumento nos casos prováveis de dengue, conforme dados divulgados pela Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). De acordo com o relatório sobre arboviroses, entre janeiro e 16 de fevereiro, o estado registrou um total de 106 casos prováveis da doença, representando um aumento significativo de 523% em comparação ao mesmo período de 2023.

Os municípios que reportaram casos de dengue durante este período foram: Alto Alegre (1 caso), Boa Vista (74 casos), Caracaraí (9 casos), Normandia (4 casos), Pacaraima (4 casos) e Rorainópolis (4 casos). Em contraste, no mesmo intervalo temporal de 2023, Roraima havia registrado apenas 17 casos prováveis da doença.

É importante ressaltar que, até o momento, não foi relatado nenhum óbito em decorrência da dengue no estado.

No Brasil

A situação de Roraima reflete uma tendência nacional, com o Brasil também enfrentando um aumento expressivo nos casos prováveis de dengue. O país registrou um crescimento de 337% nesse indicador. Os estados com maior incidência da doença são: Minas Gerais, Acre, Paraná, Goiás e Espírito Santo.