Roraima registra mais de 8 mil doadores voluntários de medula óssea

O transplante de medula pode ser indicado para tratamento de um conjunto de cerca de 80 doenças, incluindo a maioria dos tipos de leucemias

O Hemoraima fica localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, ao lado do HGR (Foto: Ascom/Sesau)
O Hemoraima fica localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, ao lado do HGR (Foto: Ascom/Sesau)

Em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) registrou 8.903 voluntários cadastrados como candidatos a doação de medula óssea, com 19 pessoas convocadas para confirmação de compatibilidade nacional e internacional.

Entre os vários voluntários que se cadastraram no Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea) está a servidora pública da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), Janira Costa.

Janira conta que, a primeira vez que teve a confirmação que sua medula era compatível com uma paciente foi em 2015.

“Era uma paciente da Eslováquia e tudo foi custeado pelo Redome. Não gastei nenhum centavo e tive inclusive o direito de levar um acompanhante. É uma experiência única na vida que vale muito a pena, pois você vê que tem a chance de um e um milhão de ser compatível com alguém. Sempre conto como testemunho, pois é muito gratificante mesmo”, afirmou.

De ano a ano, Hemocentros de todo o país realizam ações o banco de cadastro de novos doadores de medula óssea. Roraima atingiu a meta em 2024, com 464 novos voluntários. Novos cadastros serão implantados apenas no próximo ano, em 2025, devido a meta anual.

Critérios para ser voluntário

O transplante de medula é indicado para doenças que afetam o sangue, como leucemia, linfomas, sepulturas de anemias, anemias congênitas, hemoglobinopatias, imunodeficiências congênitas, mieloma múltiplo.

Atualmente, existem duas formas de doação, sendo elas a de punção com agulha no osso da bacia, por meio da qual o médico tira o tutano desse osso; e a de braço por meio de aférese, em que a máquina vai filtrar somente as células tronco da corrente sanguínea do doador.

Para ser doador de Medula Óssea, é necessário:

  • Ter entre 18 e 35 anos de idade.
  • Estar em bom estado geral de saúde.
  • Apresentar documento oficial com foto.
  • Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.

Onde doar

O Hemoraima fica localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3418, bairro Aeroporto, ao lado do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento).

O horário de funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h. Outras informações podem ser obtidas por meio do número (95) 98404-9593.

Leia a Folha Impressa de hoje