Roraimenses podem ter acesso a serviços gratuitos de saúde mental pelo SUS; Saiba como

De acordo com o Ministério da Saúde, a rede de atendimento inclui Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades de Acolhimento e leitos especializados

Perder a vontade de sair e desânimo constante podem estar associada a saúde mental (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Perder a vontade de sair e desânimo constante podem estar associada a saúde mental (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Os roraimenses podem acessar serviços gratuitos de saúde mental por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o Ministério da Saúde, a rede de atendimento inclui Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades de Acolhimento e leitos especializados, oferecendo suporte a quem enfrenta sofrimento psíquico e problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas.

Em Roraima, a rede conta com 11 CAPS, uma Unidade de Acolhimento e 11 leitos hospitalares dedicados à saúde mental, todos disponíveis gratuitamente, segundo o Ministério da Saúde.

O atendimento nos CAPS pode ser procurado de forma espontânea ou por encaminhamento de outros serviços, enquanto as Unidades de Acolhimento e os leitos hospitalares exigem encaminhamento obrigatório.

Ainda conforme o Ministério da Saúde, o orçamento para a saúde mental foi ampliado em 53% em 2024, totalizando R$ 4,7 bilhões. Além disso, até 2026, estão previstos 150 novos CAPS por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o que aumentará o acesso da população a esses serviços.

Saiba onde receber atendimento psicológico gratuito em Boa Vista

“Buscar ajuda não é sinal de fraqueza. É um passo corajoso em direção ao autocuidado. É importante que a população se conscientize disso e quebre o tabu em torno da busca por ajuda”, é o que diz a psicóloga Alessandra Bomfim. 

Na capital, os atendimentos são oferecidos em 14 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Consultório na Rua, e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II). Clique no link e saiba mais.

Leia a Folha Impressa de hoje