O café é uma bebida amada por muitos e é presente já no início do dia de muitos brasileiros. Inclusive, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a bebida é um dos alimentos mais consumidos no país junto com arroz, feijão, suco e refrigerante. Por conta desse hábito diário também fica difícil para quem precisa largar o consumo do café. No entanto, especialistas da área da nutrição, afirmam que há métodos que podem ser adotados para reduzir o consumo de cafeína pelo brasileiro.
A redução pode vir por vários motivos: uma orientação médica, para pessoas que têm problemas estomacais, como gastrite; quem sofre de dificuldade para relaxar, insônia ou ansiedade; ou até por uma escolha pessoal. Mas nem sempre é fácil deixar a bebida de lado, principalmente quando se tornou um vício. Alguns sinais da dependência são dor de cabeça, tontura, pressão alta, tremor muscular e até confusão mental.
Segundo especialistas da área da nutrição, existe uma orientação principal para reduzir o consumo da bebida. A medida segue o Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais da Associação Psiquiátrica Americana, orientando que é preciso diminuir aos poucos o consumo.
A medida visa impedir sinais associados à abstinência de cafeína e uma possível recaída, que normalmente retorna em um consumo ainda maior. Confira as etapas para diminuir o consumo de café:
1 – Diminua a quantidade aos poucos
A orientação é que a pessoa reduza a quantidade a cada dia, por exemplo, se tomar duas xícaras por dia, que comece a tomar uma xícara de café. De preferência, pela manhã e sempre antes das 18h para que não atrapalhe seu sono.
2 – Inclua um dia sem o café por semana
Depois que for possível estabilizar a redução do consumo, passa-se para a próxima etapa que é não tomar café por um dia inteiro, mas retomar o consumo no dia seguinte. Em seguida, ampliar esse espaço de tempo para dois dias consecutivos e assim por diante, até conseguir reduzir o consumo ou parar por completo.
3 – Inclua o café descafeinado na sua rotina
Outro método que pode ser adotado para garantir uma eficácia maior no fim do vício é adotar o café descafeinado. A recomendação é alternar um dia de café sem cafeína e no outro, um dia de café regular.
- Invista nos chás
Além do café descafeinado, incluir outras bebidas quentes na sua alimentação pode facilitar o desprendimento. Mas opte por aquelas que não possuem cafeína, como o chá de erva doce, capim limão e o chá de camomila. O chimarrão, por exemplo, tem uma concentração de cafeína maior do que o café.