DIGNIDADE MENSTRUAL

Saiba como ter acesso a absorventes gratuitos em Roraima

Iniciativa integra o Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual do governo federal, que visa amenizar as dificuldades enfrentadas devido à pobreza menstrua

Em Roraima, a distribuição é realizada através da Farmácia Popular, com 48 estabelecimentos habilitados em cinco cidades do estado (Foto: Arquivo)
Em Roraima, a distribuição é realizada através da Farmácia Popular, com 48 estabelecimentos habilitados em cinco cidades do estado (Foto: Arquivo)

Desde janeiro deste ano, absorventes gratuitos estão sendo disponibilizados para pessoas em situação de vulnerabilidade em todo o país. Em Roraima, a distribuição é realizada através da Farmácia Popular, com 48 estabelecimentos habilitados em cinco cidades do estado.

Essa iniciativa integra o Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual do governo federal, que visa amenizar as dificuldades enfrentadas devido à pobreza menstrual.

Recentemente, foi lançada a cartilha “Programa Dignidade Menstrual – um ciclo de respeito”, disponível no portal do Ministério da Saúde. Este material oferece orientações detalhadas sobre como acessar o benefício, os pré-requisitos para participação, além de instruções sobre o uso do aplicativo Meu SUS Digital, necessário para gerar a autorização antes de retirar os absorventes em uma das farmácias credenciadas.

Quem pode participar do programa?

Pessoas com idades entre 10 e 49 anos, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. Além disso, devem estar em uma das seguintes condições:

  • Situação de vulnerabilidade social extrema (renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa);
  • Estudantes da rede pública de ensino de baixa renda (meio salário mínimo);
  • Em situação de rua, sem limite de renda.

Documentos necessários para retirada dos absorventes:

  • Autorização emitida no aplicativo Meu SUS Digital;
  • Documento de identidade com foto e CPF.

Em caso de dificuldades de acesso ao programa, é possível buscar ajuda na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, onde os profissionais podem oferecer orientações e imprimir a autorização do Programa Dignidade Menstrual. Outros canais de auxílio incluem o Disque Saúde 136, Centros de Referência da Assistência Social (CRAS e CREAS), escolas da rede pública, Centros POP, centros de acolhimento e consultórios na rua, além de outros estabelecimentos públicos que atendam mulheres e pessoas em situação de vulnerabilidade social.