Apesar de ter este nome, a vinagreira não tem nada a ver com o vinagre, pois trata-se de uma planta medicinal conhecida cientificamente pelo nome Hibiscus sabdariffa.
Para muitos, a vinagreira e o hibisco são a mesma coisa. No entanto, a principal diferença é que o termo vinagreira é usado para se referir à folha. Por outro lado, o hibisco se refere à flor da planta. Por isso, as propriedades medicinais de ambos são muito parecidas. Aliás, aproveite para conferir os benefícios do chá de hibisco.
A vinagreira é uma planta medicinal amarga e ácida que possui efeito diurético, anestésico, digestivo, vasodilatador e antioxidante.Em suma, elas são responsáveis por ajudar a reduzir a pressão arterial, aliviar dores, contribuir para a digestão, prevenir doenças. Além disso, ela é rica em nutrientes como a vitamina C, que ajuda a aliviar sintomas da gripe.
Benefícios da vinagreira
O efeito vasodilatador da vinagreira pode reduzir a pressão arterial alta e contribuir com o tratamento dos hipertensos.Os resultados observados pelos cientistas ainda são contraditórios, mas a planta pode ter potencial para controlar o colesterol e os triglicerídeos.
Além disso, esse efeito redutor de gordura também pode estimular a perda de peso naqueles que estão tentando emagrecer.
Outros potenciais benefícios incluem, por exemplo, prevenção e combate à constipação, efeito laxante e diurético, que ajuda na prisão de ventre e na eliminação de toxinas, bom para a má digestão, função antioxidante que previne doenças e o envelhecimento precoce, melhora da imunidade.
A planta pode também combater algumas bactérias e aliviar desconfortos gastrointestinais causados por cólicas ou gastroenterite.
Como fazer
A vinagreira pode ser ingerida refogada ou crua – como em saladas ou em um suco verde, por exemplo. Seguem então abaixo algumas sugestões de receitas.
Receita de arroz de cuxá
Ingredientes:
2 maços de vinagreira;
1/2 kg de arroz cozido;
1 tomate picado;
100 g de camarão seco salgado;
1 cebola picada;
1 pimentão picado;
Pimenta de cheiro a gosto;
100 g de camarão seco salgado;
Gergelim a gosto;
Azeite a gosto.
Modo de preparo:
O famoso arroz de cuxá maranhaense ou apenas arroz com vinagreira é um prato típico do Maranhão. Antes de mais nada, prepare o arroz como de costume e reserve.
Então, coloque a vinagreira para cozinhar até que as folhas murchem. Em seguida, desligue o fogo, escorra e dê algumas batidas nas folhas com a face oposta da lâmina da faca (aquela que não corta) e reserve.
Após isso, refogue todos os temperos com um pouco de azeite e adicione o camarão e a vinagreira. Mexa sempre para que o tempero incorpore bem.
Por fim, adicione o arroz previamente cozido e misture.
Chá de vinagreira
Ingredientes:
1 colher de chá de folhas frescas (ou secas) de vinagreira;
1 xícara de água.
Modo de preparo:
Em primeiro lugar, macere bem as folhas frescas e deixe em infusão em uma xícara de água fervente por até 10 minutos. Se optar pelas folhas secas, não precisa macerar.
Logo após essa etapa, coe. Se preferir, use também mel e limão.
A saber, é recomendado tomar até 2 xícaras por dia.
Alerta
A vinagreira pode causar diarreia e vômito se usada em excesso. Além disso, também é preciso levar em conta que os estudos sobre as folhas de vinagreira ainda são escassos.
Sendo assim, use com moderação e evite ingerir a vinagreira em altas quantidades se você está planejando ou tentando ter um filho, se está grávida e se apresentar alguma condição crônica de saúde como doenças hepáticas e renais.