Dormir com maquiagem é um hábito que pode parecer inofensivo, mas novos estudos já comprovam que o ato causa diversos prejuízos para a pele, tanto a curto quanto a longo prazo. Portanto, manter uma rotina de limpeza facial antes de dormir se torna essencial para a saúde da pele.
A fisioterapeuta dermatofuncional Valquíria Nascimento, é especializada no segmento de estética e explica o porquê dos produtos afetarem mais a pele durante o período de sono.
“Durante a noite nosso corpo passa por um processo de alteração hormonal e de temperatura, ou seja, a nossa pele fica mais permeável. Todas as impurezas e toxinas presentes serão absorvidas mais facilmente”, conta Valquíria.
A especialista conta que esse é um dos principais erros cometidos pelas mulheres e causa prejuízos como alergia, irritação, surgimento de acne e até mesmo acelerar o processo de envelhecimento da pele.
“A médio prazo, esse hábito vai fazer com que a pele perca o brilho e a luminosidade da pele. Outra coisa muito comum é obstruir os poros, ocasionando o aumento da oleosidade e fazendo com que apareçam espinhas e cravos no rosto”, pontua.
Qual a forma correta de limpar a pele?
Para quem gosta de cuidar da pele, sabe que ter uma rotina de Skin Care antes de dormir é essencial para eliminar as impurezas do rosto e Valquíria ressalta que o primeiro passo é utilizar um demaquilante para a remoção completa da maquiagem.
“Muitas pessoas pensam que é lavar a pele, mas não, o recomendado é remover com demaquilante. Hoje em dia já existem em lencinhos, líquidos e sprays, e a função é limpar todas as partículas mais grossas”, explica.
Em seguida, o recomendável é utilizar uma espuma de limpeza facial adequada para o seu tipo de pele, que irá cumprir o papel de remover as minúsculas partículas que restaram do primeiro passo.
Para finalizar, antes de dormir é essencial usar um hidratante, para recuperar a água da pele perdida no dia-a-dia, principalmente com a utilização de produtos pesados de maquiagem que podem fazer com que a pele tenha um ressecamento.
A especialista finaliza com uma dica importante. “O hidratante facial é diferente do corporal. São peles totalmente diferentes e o nosso rosto é mais sensível. Uma pele limpa é uma pele mais relaxada, calma e bem hidratada”.