É senso comum que o corpo humano precisa de vitaminas para um bom funcionamento do organismo, sendo as mais comuns as A, B, C e D. No entanto, é aconselhado procurar uma orientação profissional de saúde para ingerir as vitaminas e saber quais você realmente precisa, por conta de riscos que o consumo em excesso pode causar, entre eles, cálculos renais e até depressão.
Alerta
O alerta fica especialmente para agora, no período chuvoso, onde as doenças sazonais aparecem com mais frequência por conta da aglomeração de pessoas. As gripes e resfriados surgem e as pessoas correm para tomar vitamina C e D. Porém, nem sempre a pessoa está realmente precisando daquele reforço, pois já conta com uma alimentação equilibrada.
Faça uma avaliação com um médico especializado ou nutricionista
Segundo especialistas da área da saúde, especialmente da nutrição e endocrinologia, é preciso primeiro fazer uma avaliação prévia para saber qual a suplementação mais adequada, não apenas ouvir a indicação do amigo ou de um conhecido da academia. O alerta fica para as características próprias de cada organismo, ou seja, só por que uma suplementação é válida para alguém que você conhece, não significa que vai ser boa para você.
Consumo de vitaminas em excesso pode causar riscos à saúde
O alerta principal ocorre por conta dos riscos à saúde causados pela suplementação em excesso, em altas doses e por tempo prolongado, sem o acompanhamento de um profissional médico.
Há relatos de que a vitamina A em excesso, por longos períodos de tempo, está ligada a casos de cirrose hepática. No caso da vitamina C, o suplemento em excesso pode causar cálculos renais; já a vitamina D, o consumo exagerado pode causar depressão, confusão e sonolência.
A orientação é sempre manter os exames de sangue em dia e o acompanhamento médico, para avaliar os níveis de vitaminas no seu organismo, especialmente se você é diagnosticado com alguma doença renal ou diabetes.
Além disso, também é preciso levar em consideração outros hábitos saudáveis para reforçar as vitaminas no seu organismo, como tomar sol pelo menos 15 minutos duas vezes por semana e consumir frutas e verduras, como laranja e limão.