Logo no começo do ano, começa a preocupação dos pais e responsáveis com o material escolar das crianças, o peso ideal para a mochila dos pequenos também deve ser uma preocupação. De acordo com o ortopedista Jonathas Lopes, muitas crianças relatam aos pais dores nas costas, e muitas das vezes, isso pode ser provocado por mochilas pesadas.
“O Ministério da Saúde recomenda que o peso da mochila não ultrapasse mais de 10% do peso da criança. Ou seja, se a criança pesa 30 quilos não pode carregar mais do que três quilos de material. Outra dica, é instruir a criança a sempre carregar a mochila com as alças nos dois ombros” diz.
A mochila também precisa ter alças largas, relata o médico. “Nós sempre fazemos campanha para os pais em relação aos problemas de saúde em relação as dores na coluna da criança, é primordial que os pais não façam a medicação com analgésicos ou anti-inflamatórios e procure a avaliação de um ortopedista” reforça. Além disso, os pais devem observar a postura da criança, como ela senta e como está à altura dos ombros.
O Ministério da Saúde recomenda que o peso da mochila não ultrapasse mais de 10% do peso da criança (Imagem: GRAFFo)
O peso da mochila não é a causadora de uma Escoliose (curvatura anormal da coluna para um dos lados do tronco), mas pode intensificar as dores. “Muitos adolescentes carregam as bolsas em um ombro só, por uma alça apenas. Está errado. “A mochila tem que ter três pontos de apoio: duas alças e uma tira que amarre na cintura. Isso ajuda a distribuir o peso”, alerta o médico.
Antes das aulas, os pais devem verificar se os filhos estão levando apenas os livros e cadernos que serão utilizados durante a aula. Assim poderão se desfazer de peso extra. “Caso seu filho tenha que carregar um monte de materiais, o ideal é optar pelas mochilas de rodinha” disse.