Fontes de fibras prebióticas que auxiliam na boa digestão, os alimentos prebióticos são excelentes para o nosso intestino! Dentro do organismo, eles funcionam como uma espécie de “comida” para as bactérias intestinais do nosso corpo – chamadas também de probióticos ou lactobacilos vivos – e, por isso, garantem o equilíbrio da nossa flora. Aqui, nós separamos 6 alimentos prebióticos para você incluir na sua dieta diária e estimular o funcionamento do intestino.
1. Banana regula o intestino
Conhecida por ser uma das principais fontes de potássio, a banana é um alimento cheio de substâncias prebióticas! Graças a esses componentes, ela é a fruta ideal para regular o intestino em períodos de diarreia – principalmente quando estamos falando da banana-maçã. Ela também é rica em carboidratos que podem ajudar a prender o intestino.
2. Aveia auxilia na eliminação de gorduras
Rica em vitaminas do complexo B, E e K, proteínas e muitas fibras, a aveia é um grão cheio de benefícios funcionais. Ela ajuda no funcionamento do intestino, auxilia na eliminação de gorduras e pode ser consumida sob a forma de flocos, farelo ou farinha de aveia que incrementam a alimentação dia a dia.
3. Cacau possui substâncias prebióticas e probióticas
O cacau é uma das melhores fontes de fibras prebióticas! Na verdade, o alimento possui uma grande quantidade de substâncias tanto prebióticas quanto probióticas e, por isso, atua diretamente na flora intestinal. A dica é consumir o cacau in natura ou chocolates acima de 70% e 80%, que possuem um alto teor da fruta, para absorver todos os nutrientes.
4. Semente de linhaça possui muitas fibras solúveis
A semente de linhaça também faz parte da lista de alimentos prebióticos que são excelentes para o intestino! Seu benefício está na grande quantidade de fibras solúveis presentes no alimento, capazes de aumentar a proliferação das bactérias (lactobacilos vivos) e desobstruir a passagem durante a digestão.
5. Alho é considerado um superalimento
Não é à toa que dizem que comer 1 dente de alho cru por dia faz bem para a saúde, já que esse alimento prebiótico possui diversos benefícios para o intestino e para o organismo! Ele é dono de propriedades extremamente nutritivas como selênio, ferro, manganês e vitaminas do complexo B e, por conta disso, é considerado um superalimento.
6. Cebola fortalece o sistema imunológico
Para fechar a lista de alimentos prebióticos com chave de ouro, não poderíamos deixar de falar da cebola. Esse tempero tão utilizado na nossa alimentação tem benefícios não só para o intestino como para sintomas de cólica, hemorragias, dores ou infecções de ouvido e muito mais. Ela é rica em propriedades antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico, possui nutrientes importantes como os sais minerais e também é fonte de vitaminas A, B1, B2, C, K e P.