ALTAS TEMPERATURAS

Sem ar condicionado? Enfrente o calor sem precisar aumentar a conta de energia

Uma rede na area externa da casa já é um dos hábitos roraimenses de enfrentar o calor

Dicas de como diminuir o calor sem aumentar a conta de energia Foto Adorna
Dicas de como diminuir o calor sem aumentar a conta de energia Foto Adorna

O país enfrenta uma onda de calor nessa última semana e muita gente está sem saber o que fazer para driblar o verão sem triplicar a conta de energia. Mas, existem algumas alternativas para enfrentar o clima quente sem o uso do ar condicionado.
O primeiro ponto é entender o clima do local onde você mora. Em Roraima, por exemplo, o verão é intenso e por isso, muita gente opta por opções de lazer fora de casa, para se refrescar e diminuir a conta de energia. A mesma coisa vale para quem mora em grandes capitais: às vezes se planejar e sair de casa com antecedência para pegar uma praia ou uma região de lagos auxilia e muito no calor. Nesses casos, até sair para fazer compras e pegar um cinema no shopping é uma alternativa.

Confira outras opções para driblar o calor e economizar:

Mantenha sua hidratação em dia
Beber água é sempre a melhor opção nos dias quentes, pois o corpo precisa de umidade para se resfriar pela transpiração. Assim, a dica é sempre manter a sua garrafinha de água do lado e beber constantemente. Outra opção é congelar a água durante a noite e ir consumindo a água gelada durante o dia, além de ingerir frutas resfriadas e sorvetes.

Preparar um banho frio
Às vezes está tão quente que a água do encanamento já vem em uma temperatura alta! Para conseguir um banho frio, uma opção é misturar um pouco de água gelada em uma tigela ou balde para se refrescar. Outra opção é utilizar sabonetes refrescantes, como os de hortelã.

Utilize o ventilador da forma correta
Usar o ventilador em uma residência toda fechada pode agravar o calor! Isso acontece porque o ventilador puxa o ar e depois sopra de volta. Se o ambiente estiver quente, vai permanecer quente. A dica é posicionar o ventilador nas janelas, principalmente em locais com sombra e árvores. Assim, o aparelho ‘puxa’ o ar quente de dentro da casa e sopra o ‘ar frio’ de fora da residência.
Mas é preciso se certificar de que há segurança para manter as janelas abertas! Outro ponto que precisa de atenção é no caso da incidência do calor, por exemplo, se uma janela estiver totalmente iluminada pelo sol, a melhor opção é fechar as janelas e utilizar uma cortina blackout que corte todo o calor.

Utilize panos frios nos pescoços e pulsos, mas não congele meias!

Bolsas de gelo e panos frios na nuca e nos pulsos auxiliam na circulação sanguínea. Esses pontos são áreas onde os vasos sanguíneos estão perto da pele, o que ajuda a resfriar. Mas a dica é não congelar itens de roupa, como meias, ou cobertores. Por conta do calor, as roupas vão aquecer em pouco tempo e molhar o colchão.

Dormir em locais mais baixos e com roupas e lençóis respiráveis

Em Roraima, uma das opções para driblar o calor é dormir na rede, por ser mais ventilado. Se você não gosta desta opção, uma alternativa é utilizar um colchonete mais próximo ao chão: isso acontece porque os colchões absorvem muito mais calor do que o chão durante o dia. É preciso também ficar atento às roupas de pijama para dormir: procure itens frescos, de algodão e fuja dos materiais sintéticos e pouco ventilados.