Há quatro anos, a idosa Maria de Lourdes Saraiva, de 63 anos, aguarda pela cirurgia artroplastia no quadril esquerdo. Em uma cadeira de rodas, ela contou as dificuldades que tem enfrentado e a expectativa para receber o procedimento cirúrgico, que é ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ela, a informação repassada por servidores é que 300 pessoas estão à frente dela para fazer a operação ortopédica.
Maria de Lourdes é doméstica e mora com dois filhos e o marido. A família vive em Rorainópolis, município localizado na região Sul de Roraima, a 210 km de Boa Vista. Ela relatou que enfrenta dificuldades para vir à capital realizar consultas e exames médicos solicitados e permanece sem previsão para cirurgia acontecer.
“Toda vez que eu ligo para a Sesau [Secretaria de Estado da Saúde], só me pedem para esperar, e assim, eu já estou aguardando a há mais de 4 anos. Quando venho para Boa Vista, a notícia quem me dão é sempre essa. Permaneço esperando pela boa vontade e eles não estão fazendo nada por mim”, declarou.
Ajuda
Impossibilitada de andar, a idosa conta que a cadeira de rodas está com defeitos e precisa de uma nova. “A cadeira de rodas já não está mais como deveria, pois as rodas estão quebradas e não tenho condições para comprar outra. É muita tristeza, os últimos anos foram difíceis, estou sofrendo com fortes dores no quadril e mãos calejadas”, salientou dona Maria.
A idosa procurou a FolhaBV para denunciar o descaso na saúde pública e cobrar uma previsão para a cirurgia acontecer. Ela disponibilizou o número para contato (95) 99177-1445 para quem puder ajudar com a doação de uma nova cadeira de rodas.
Outro lado
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), mas até a publicação desta matéria, nenhuma resposta foi enviada.