Um vídeo que começou a circular nas redes sociais mostra a discussão e a troca de agressões verbais entre dois profissionais da Saúde no Pronto Atendimento Cosme e Silva, no bairro Pintolândia, zona Oeste de Boa Vista. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RR) prometeram medidas sobre o caso.
Os profissionais ainda não foram localizados para comentar a discussão. A assessoria da Sesau informou à FolhaBV que não tem autorização para passar os contatos dos envolvidos, mas divulgou nota em que promete medidas administrativas sobre o assunto.
“A Secretaria de Saúde informa que a Direção do Pronto Atendimento Cosme e Silva apurou o fato. Conversou com os servidores envolvidos na situação e com a Coordenação de Enfermagem. Houve agressões verbais entre os profissionais, ocasionadas por um desentendimento, porém a situação foi contornada, não prejudicando o atendimento aos pacientes. Serão adotadas as medidas administrativas cabíveis”, diz a nota.
O Coren-RR também divulgou posicionamento sobre o assunto:
“O Conselho Regional de Enfermagem de Roraima não compactua com nenhuma forma de agressão e/ou comportamentos antiéticos entre profissionais e para com seus pacientes. Todavia, por não determos informações necessárias sobre o ocorrido cabe a este Regional a apuração dos fatos garantindo o direito de ampla defesa e contraditório dos envolvidos.
Destacamos que casos que envolvem profissionais de enfermagem são apurados por meio de instauração de processo administrativo e em caso comprovada de infração ética por qualquer uma das partes, os profissionais incorrem no risco de responder a processo ético conforme previsto em nosso código de processo ético (resolução cofen nº 370/2010).
Neste contexto ratificamos que o Coren-RR cumprirá o seu papel de acolhimento e apuração do caso em questão.”
O vídeo
O vídeo, de 1min02seg, mostra apenas parte da discussão entre o enfermeiro e o técnico de Enfermagem. “Tu não é enfermeiro”, disse um deles, rebatido pelo outro: “quem te disse que não sou?”.
Posteriormente, eles trocam xingamentos e a discussão terminou, mas foi retomada após um dos profissionais se irritar ao ser chamado de “cara”. “Cara, não, eu tenho nome”, disse, ao final do vídeo.