SAÚDE ESTADUAL

Sesau promete apurar mortes de recém-nascidos e nega assédio moral a nefrologistas

Pasta responde sobre denúncia de que suposta falta de diálise ou uso de técnica inadequada causou a morte das crianças

Sede da Secretaria Estadual de Saúde (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Sede da Secretaria Estadual de Saúde (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) declarou, nesta quarta-feira (26), que vai apurar a morte de três recém-nascidos no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, pela suposta falta de diálise ou uso de técnica inadequada, assim que receber denúncia formal.

A pasta disse que ainda não foi notificada por órgãos fiscalizadores sobre a falta ou precarização nos procedimentos de diálise e prometeu investigar os casos “com o rigor que merece, a fim de verificar se houve ou não negligência”. A Secretaria ainda se colocou à disposição das instituições para colaborar com investigações.

Além disso, a Sesau negou a acusação de assédio moral praticado contra médicos nefrologistas e que a Ouvidoria da Saúde ainda não recebeu esse tipo de reclamação. “A pasta ressalta que não faz parte da conduta da atual gestão a prática de tais medidas, e estranha o fato de a discussão surgir justamente quando houve perda de exclusividade do contrato da empresa responsável pela prestação do serviço, da qual os médicos mencionados são sócios proprietários”, enfatizou.

A Secretaria ainda esclareceu que não há médicos locais aptos ao exercício dessa especialidade, pois os servidores efetivos apresentaram atestado psiquiátrico de afastamento, mas que o serviço permanece realizado por meio de especialistas de fora do Estado, contratados pela Sesau.