CRISE NA SAÚDE RENAL

Sesau tem 72h para se manifestar na Justiça sobre dívida com Clínica Renal

A Justiça pede informações sobre a adimplência de contratos firmados com a clínica e a disponibilidade de recursos do SUS para pagar a dívida.

a Secretaria de Saúde informou que ainda não foi comunicada oficialmente sobre a decisão (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
a Secretaria de Saúde informou que ainda não foi comunicada oficialmente sobre a decisão (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) deverá se manifestar, em até 72h, à Justiça de Roraima sobre a dívida de R$ 9 milhões com a Clínica Renal. A decisão, sobre a Medida Cautelar impetrada pela empresa, saiu nesta segunda-feira (17).

Conforme o documento, a Sesau deve incluir informações sobre a adimplência de contratos firmados com a clínica e a disponibilidade de recursos do SUS (Sistema Único de Saúde) para pagar a dívida.

A Procuradoria Geral do Estado, representante judicial do Estado de Roraima, também deve manifestar comprovando a regularização e os atendimentos dos pacientes. Isso porque o Governo de Roraima informou que unidades hospitalares já o fluxo de atendimento foi reestabelecido.

A Justiça ainda advertiu que, caso o Estado não responda os pedidos e a liminar seja deferida, poderá haver o sequestro de rendas públicas. Já ao governador, Antonio Denarium, motivo para improbidade administrativa em caso de danos aos pacientes por ausência ou demora no atendimento médico de saúde renal.

LEIA MAIS: Sesau não paga dívida e Clínica Renal anuncia suspensão de atendimento a pacientes crônicos

Crise na saúde renal

Há uma semana, a FolhaBV acompanha a situação dos pacientes que realizam hemodiálise pela saúde pública. A dívida entre o Governo de Roraima e a Clínica, que atende 330 pacientes, obrigou a unidade a suspender o serviço.

Após o comunicado de suspensão, a Sesau afirmou que o atendimento aos pacientes de hemodiálise não vai parar em Roraima. Assim, como não tem dinheiro para quitar o contrato com a empresa.

Nota da Sesau

Em nota enviada à FolhaBV, a Secretaria de Saúde informou que ainda não foi comunicada oficialmente sobre a decisão. Porém, reforçou que as demandas serão respondidas dentro do prazo, com as informações e documentos exigidos.

A Sesau ainda acrescentou que foram pagos R$ 35.067.963,75 à Clínica Renal de Roraima, segundo o Fundo Estadual de Saúde, referente aos exercícios de 2022 e atual exercício até o mês de maio. E que mantém contato com a empresa.

Cabe salientar que as tratativas de pagamento de valores em atraso ocorrem normalmente, e a Sesau vem mantendo contato com a empresa no sentido de sanar quaisquer dúvidas em relação à importância dos serviços prestados, em conformidade com os princípios da administração pública.

Paralelo a isso, a Sesau realizou o credenciamento de três empresas que atuam no setor, incluindo a própria Clínica Renal de Roraima, que demonstrou interesse em continuar a prestar o serviço ao Estado. A atitude de interrupção do serviço causa espanto, uma vez que todo o impasse relacionado a valores em atraso está sendo negociado.

A Sesau reforça que se mantém empenhada em atender as necessidades dos pacientes, organizando de forma imediata o fluxo de atendimento, a fim de não comprometer a continuidade do serviço”, completou a secretaria.