MITO OU VERDADE?

Só usamos 10% do nosso cérebro? Neurocientista explica

Pedro Calabrez ressalta que o cérebro é complexo demais para ser explicado utilizando pequenos números universais e simplistas

(Foto: Thinkstock)
(Foto: Thinkstock)

A ideia de que só usamos 10% do nosso cérebro é amplamente divulgada e conhecida, mas o neurocientista e professor Pedro Calabrez, explica por meio do canal do Youtube ‘Neurovox’ que a frase é um grande mito.

Durante seu vídeo, ‘Só usamos 10% do nosso cérebro?’, o professor mostra diversos pontos que desmentem a frase. Ele explica que não existe nenhuma evidência científica que comprove o fato.

“Se apenas 90% estivessem sendo utilizados, as lesões cerebrais não causariam dano nenhum, afinal estão atingindo regiões que não estão sendo utilizadas. Lesões cerebrais sempre trazem sequelas que muitas vezes são extremamente prejudiciais pro indivíduo”, explica.

O neurocientista ressalta que o cérebro é complexo demais para ser explicado utilizando pequenos números universais e simplistas. Ao longo do dia, de maneira inconsciente, o cérebro realiza uma série de operações para controle de batimento cardíaco, pressão arterial, respiração e muitas outras funções, o que demanda grandes quantidades de energia do nosso corpo.

Durante seu vídeo, o professor mostra diversos pontos que desmentem a frase (Foto: Reprodução)

“Daí você percebe que a ideia de que o cérebro consome 10% do seu potencial energético é absurda, afinal, teríamos que consumir quantidades enormes de calorias para fazer com que o cérebro atinja seu potencial pleno, quantidades fisiologicamente impossíveis”, ressalta.

Apoiado em diversos estudos científicos, Pedro finaliza com uma dica para quem deseja melhorar o processamento cerebral e a saúde da mente.

“Se você deseja melhorar sua capacidade em aprender, aprimorar competências e habilidades, sejam elas quais forem, pratique! Utilize seu cérebro, busque aprender coisas novas, busque construir caminhos inovadores para coisas que você já está acostumado a fazer e também construir estradas novas para coisas que você nunca fez”.

ORIGENS DA IDEIA

Apesar de não se saber ao certo por onde começaram os rumores, alguns acreditam que veio do psicólogo William James, autor de ‘The Energy of Men’, que fala “Nós estamos utilizando apenas uma pequena parte de nossos possíveis recursos mentais e físicos”.

O responsável por aumentar a ideia foi o escritor americano Lowell Thomas, que no prefácio de um dos livros de autoajuda mais famosos que existem, chamado ‘Como fazer amigos & influenciar pessoas’ que no prefácio, diz que o psicólogo William James afirmava explicitamente o número 10%.

Mas já em 1929, uma propaganda da enciclopédia chamada ‘Almanaque do Mundo‘ afirmava: “Não há limite para o que o cérebro humano é capaz de realizar. Cientistas e psicólogos afirmam que nós usamos apenas 10% do nosso poder cerebral”.

Confira o vídeo completo: