
Com 95% da população dependente exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS), Roraima lidera o ranking nacional de usuários do sistema público de saúde em 2024. Os dados são do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O levantamento foi divulgado pelo perfil “Brasil em Mapas“, com base em estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o painel de beneficiários da ANS, atualizado em setembro de 2024, apenas 31.830 pessoas em Roraima possuem plano de saúde privado. Os demais utilizam exclusivamente os serviços oferecidos pelo SUS.
A taxa coloca Roraima à frente de outras unidades da Federação com elevada dependência do sistema público, como Maranhão (93%), Acre (92%) e Piauí (91%). Na outra ponta do ranking, São Paulo (59%), o Distrito Federal (60%) e o Rio de Janeiro (65%) apresentam os menores índices de dependência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A estimativa considera pessoas que não possuem planos de saúde privados. Portanto, recorrem exclusivamente ao SUS para atendimentos médicos, exames, cirurgias e outros procedimentos oferecidos pela rede pública.
O levantamento se baseia nas informações do DataSUS, da base de dados do Ministério da Saúde e da ANS. Utiliza também projeções populacionais de 2024 do IBGE.