ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

Temperos industrializados estão relacionados a problemas cardiovasculares, explica nutricionista

Alta presença de sódio, conservantes e corantes colocam a saúde em risco, afirma a profissional.

Temeros são facilmente encontrados em forma de tablete ou sachê (Foto: Reprodução/Internet)
Temeros são facilmente encontrados em forma de tablete ou sachê (Foto: Reprodução/Internet)

No cotidiano corrido e agitado, os temperos industrializados, como caldos em tablete, tornaram-se aliados na cozinha pela praticidade que oferecem. Contudo, por trás da conveniência, esconde-se um risco significativo para a saúde: a alta presença elevada de sódio. A Folha BV conversou com a nutricionista Rafaela Xavier, especialista em nefrologia, para falar sobre o assunto.

O sódio, um dos componentes principais desses produtos, está associado ao aumento da pressão arterial, podendo desencadear problemas cardiovasculares, como reforça Rafaela Xavier.

“Sempre recomendo e oriento usar temperos naturais. Além do sódio, os temperos prontos vêm muito carregados de corantes, conservantes, vários ingredientes… Quanto menos você usa esses temperos, melhor. Eles são relacionados aumento da pressão arterial e devem ser evitados para quem tem problemas cardíacos”

Além da pressão arterial, estudos clínicos também apontam que o aumento da ingestão de sódio está relacionado ao desenvolvimento de doenças renais, osteoporose e até mesmo aumento do risco de acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

A nutricionista orienta que, na hora de temperar alimentos, seja antes, durante ou depois do preparo, utilizar ingredientes naturais é sempre a saída mais saudável.