Em tempos de pandemia, retomar a sua rotina como antes não é fácil. É preciso se adaptar a muitas novas instruções e orientações para evitar a aglomeração de pessoas. Um dos métodos adotados pelo Conselho Federal de Psicologia é usar plataformas virtuais. Por meio do atendimento online é possível fazer sessões de terapias indicadas principalmente neste momento díficil onde o Covid-19 mudou a vida das pessoas.
De acordo com a psicóloga Maíne Ferreira, plataformas como o Skype, WhatsApp e Hangouts — são usados para atender os pacientes. E sem restrição de assunto ou limite de tempo e sessões.
“O atendimento online cria muitas dúvidas já que é um sistema muito novo. O preconceito com o atendimento remoto existe, até mesmo entre os profissionais, porém isso foi ganhando forças de acordo com as mudanças que vem ocorrendo, e até mesmo aqueles psicólogos que tinham o pé atrás com essa forma de atendimento estão precisando se adequar, por que é a única forma de atender” explicou.
No Brasil, a medida foi autorizada há dois anos e se transformou na única alternativa em meio a pandemia. A especialista ressalta ainda que o recurso pode ajudar ainda mais as pessoas que estão passando por um momento grande de fragilidade e anseios e por isso devem ser adotadas.
“Além disso, muitas pessoas por preconceito estão esperando que o período de isolamento termine para começar ou retomar a terapia, realmente, eu concordo que o atendimento não é igual frente a frente, mas isso não significa que não possa ter resultados positivos. São técnicas que vão auxiliar as pessoas de maneira significativa durante esses dias difíceis que estamos passando” reforçou.
Os mesmos recursos usados durante o atendimento presencial são usados em uma consulta online.
A psicóloga explica que a forma de acolher é a que deve ser levada em consideração. Além disso, todo feedback, intervenção, palavra e troca são os mesmos durante a terapia. “É importante que as pessoas não parem ou encerrem as sessões devido o isolamento” reforçou.