LIMPEZA DO HGR

Empresa terceirizada estaria atrasando pagamentos por falta de repasse da Sesau

A denúncia, feita à FolhaBV, relata que atrasos são recorrentes e que prestadores não recebem o salário há meses

Foto: Nilzete Franco/Folha de Boa Vista
Foto: Nilzete Franco/Folha de Boa Vista

Uma das empresas responsáveis pela limpeza de blocos e salas específicas do Hospital Geral de Roraima (HGR) estaria atrasando o pagamento dos servidores devido a falta de repasse da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). A denúncia, feita à FolhaBV, relatou que atrasos são recorrentes e que prestadores não recebem o salário há meses.

Ainda conforme as informações, o trabalho é sobrecarregado devido os poucos funcionários e não há material suficiente para a demanda de limpeza do bloco. Segundo a denúncia, até Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) faltam aos prestadores do serviço da Giordani Gerenciamento de Serviços e Negócios Eireli.

“Eles [empresa] cobram esforço e trabalho dobrado e atenção em cima do que tem que ser feito porém não há sequer sacos suficientes para recolher o próprio lixo e muito menos pagam sequer o salário. Quando pagam só pagam 1 mês. Há pessoas lá com cinco meses e agora que receberam o primeiro salário”, relata um dos servidores, que não quis se identificar.

De acordo com publicações do Diário Oficial do Estado de Roraima (DOE-RR), entre maio e setembro deste ano, a Sesau publicou quatro reconhecimentos de dívida com a empresa Giordani, referente a períodos de junho e julho e de exercícios anteriores. Além de quatro notas de quebra cronológica de pagamento com valores que variam entre R$ 240 mil a R$ 350 mil.

Além desta empresa, uma segunda terceirizada, chamada Prestar, com serviços de segurança e monitoramento de entrada ao HGR, também estaria passando pela mesma situação com atrasos de pagamento.

Explicações

Tanto a empresa Giordani quanto a Sesau foram procuradas à se manifestarem sobre a denúncia. Em nota à FolhaBV, a Secretaria de Saúde esclareceu que:

No que tange à empresa Prestar, esclarece que foi realizado pagamento no dia 21/09/2023, no valor de R$ 466.717,15. No entanto, é importante destacar que ainda existem duas notas pendentes, as quais estão passando por análise criteriosa em decorrência dos recorrentes abandonos de postos e da falta de zelo com as unidades por parte dos funcionários.

Essas condutas inadequadas acarretam consequências, como a aplicação de multas. Salienta-se que, o devido processo de aplicação de multa está em andamento, a fim de garantir o cumprimento das obrigações contratuais.

Quanto à empresa Giordani, informa que foram efetuados pagamentos referentes a duas notas, no dia 05/09/2023. Ainda há duas notas que estão em trâmite para pagamento, seguindo todas as etapas necessárias e respeitando os prazos estipulados em contrato.

A Sesau reforça o compromisso em zelar pela qualidade dos serviços prestados à população, bem como em exigir dos fornecedores a observância dos termos contratuais e o cumprimento das responsabilidades estabelecidas.