Após quase dois anos sem realizar teste da orelhinha, o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré voltará a realizar o procedimento na primeira quinzena de janeiro de 2021.
“Nesta quarta-feira, 30, a maternidade recebeu dois aparelhos chamados “emissões otacústicas” para voltar a realizar o teste, os anteriores eram antigos e foram danificados com o tempo. A sala em que os testes serão feitos, ainda será adaptado”, disse a diretora Talita Araújo.
O Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal serve para detectar se o recém-nascido possui problemas de audição, e após o diagnóstico é iniciado o tratamento.
A Lei Federal nº 12.303/2010 tornou obrigatória e gratuita a realização do exame e o Conselho Federal de Fonoaudiologia e outras entidades brasileiras recomendam que o exame seja realizado na maternidade, antes da alta hospitalar.
A diretora da Maternidade Talita Araújo explica que o Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal serve para detectar se o recém-nascido possui problemas de audição (Foto: Divulgação)