ALIMENTAÇÃO

Tomar Whey Protein sem treinar engorda? Saiba mais sobre o suplemento

Assim como qualquer alimento, o Whey Protein deve ser adicionado à dieta com orientação.

 Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Whey Protein é um suplemento muito popular, geralmente associado à rotina de pessoas que praticam exercícios com frequência, por auxiliar na recuperação muscular e hipertrofia. Mas, será que consumir esse produto sem treinar pode causar ganho de peso? Estudos relevam que, além de não engordar, o produto traz diversos benefícios à saúde.

Embora a ideia de consumir o suplemento seja vendida com a finalidade de trazer ganhos a quem treina, é possível tomar whey protein sem se exercitar. De forma geral, o produto é seguro para a saúde e não contém nenhuma substância nociva ao organismo, como aponta o estudo feito por pesquisadores da Sociedade Americana de Fisiologia.

Sozinho, o whey protein não é capaz de provocar o ganho de peso. No entanto, em quantidades inadequadas, aliadas a uma dieta não balanceada, o suplemento pode somar calorias e, como resultado, engordar.

Outro estudo, realizado no laboratório de Ciências do Exercício e Esportes da Nova Southeastern University, da Flórida, aponta que não existe relação entre o alto consumo de proteínas e o aumento do tecido adiposo. Em contrapartida, o alto consumo de carboidratos está diretamente ligado ao aumento de peso.

BENEFÍCIOS DO WHEY PROTEIN PARA QUEM NÃO TREINA

Além de ajudar a preservar a massa muscular, o Whey Protein é um grande aliado na redução da flacidez e no suporte a pessoas que se encontram em estado catabólico, como paciêntes que lutam contra o câncer. O alimento também pode atenuar os sintomas da menopausa.

Na adolescência, com apetite excessivo e descontrolado, dando espaço para escolhas nutricionais ruins, o Whey Protei também pode contribuir para a saúde. A má alimentação pode impactar negativamente no desenvolvimento e crescimento. Tendo isso em vista, um adolescente pode consumir o Whey mesmo sem treinar. Nesse período, as proteínas são especialmente essenciais já que a adolescência é a fase de crescimento mais decisiva, onde a quantidade de nutrientes pode determinar a estatura e o porte físico que esse indivíduo vai apresentar quando adulto.

No primeiro trimestre gestacional, as gestantes apresentarem sintomas de náuseas e vômitos. Isso causa uma deficiência alimentar tanto de micronutrientes como de micronutrientes. Para elas, o Whey Protein também está liberado, por ajudar no aporte diário de proteínas. Além disso, um grande conjunto de evidências clínicas mostra que o aumento da ingestão de proteínas está relacionado a tempos de recuperação mais rápidos após o nascimento e retorno mais rápido ao peso pré-gravidez.

ACOMPANHAMENTO ADEQUADO

Apesar dos estudos apontarem diversos benefícios do consumo de Whey Protein por pessoas que não treinam, nas diversas etapas da vida, todos reforçam a necessidade do acompanhamento profissional para a adoção de qualquer protocolo nutricional ou de exercícios físicos.