Que atire o primeiro pote de sebo de carneiro quem nunca teve ou não conhece alguém que se queixa de dores no tornozelo. Os inchaços não simplesmente acontecem do nada, existe uma causa, e não procurar ajuda especialista e combater o problema em sua origem é cooperar com sua frequência.
A primeira causa do problema pode ser a circulação sanguínea (ou falta dela), comum em trabalhadores que passam longos períodos sentados ou em pé. A falta de movimento dos músculos da panturrilha faz com que o sangue se acumule nessa região do corpo e causando o inchaço; nesses casos também podem surgir varizes e dores nas pernas.
Lesões e entorses nessa região também levam ao inchaço. Além disso, doenças degenerativas, aquelas que deterioram a saúde com o tempo, são grandes causadoras de inchaços, a exemplo da tendinite de calcâneo e a Artrose.
Outros motivos para o tornozelo inchado são os desalinhamentos nas articulações do tornozelo e joelhos, que podem ser valgo, quando desvia para dentro, ou varo, quando desvia para fora. Mateus Martinez, fisioterapeuta especialista com mestrado pela Universidade de Queensland, explica: “Quem possui uma pisada desalinhada em qualquer nível, com joelhos valgo ou varo, ou com pisadas pronadas ou supinadas, acaba tendo também um desalinhamento no tornozelo e sobrecarga na articulação”.
Com exceção dos casos mais especificos, relacionados a doenças, os inchaços no tornozelo estão muitas vezes relacionados ao desconforto na pisada ligado a calçados apertados, má circulação e articulações desalinhadas. Como o próprio Mateus Martinez recomenda, além de massagens e exercícios que aliviam o inchaço no momento, uma boa maneira de amenizar esse problema é utilizando calçados confortáveis e leves, juntamente com o uso de palmilhas sob medida.
“A palmilha melhora a estabilidade do seu tornozelo, as palmilhas sob medida são fabricadas de forma exclusiva para adequar-se às necessidades individuais de cada pessoa, dando suporte, conforto e diminuindo a sobrecarga no tornozelo.” esclarece o fisioterapeuta da Pés Sem Dor, Mateus Martinez.