Assim como é prejudicial para a saúde passar muito tempo sentado, o contrário também acontece. Quem trabalha em pé precisa se submeter a passar longos períodos sustentando o peso do corpo, sem descanso adequado. Após um expediente de oito horas, é comum sentir dores nas pernas, joelhos, pés e tornozelos, algo que pode se intensificar cada vez mais com o tempo. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa “Pés Sem Dor”, 94% dos brasileiros que trabalham em pé sofrem de dores diariamente.
Quando passamos muito tempo em pé, boa parte do sangue do corpo se concentra nas pernas, o que leva os órgãos a trabalharem mais para compensar a falta de circulação adequada. Além disso, as articulações das pernas também ficam sobrecarregadas e costumam ser os pontos mais doloridos, como joelhos e tornozelos. Por todos esses motivos, é normal que uma pessoa que trabalhe dessa forma se sinta mais cansada ao longo do dia e fique exausta no fim do expediente.
É claro que, por se tratar de trabalho, as pessoas não fazem isso por opção, e sim por necessidade. Diante disso, a solução seria adotar alguns hábitos diários que visam minimizar os danos e garantir mais resistência para aguentar outro dia de trabalho. Além de promover uma melhora imediata, essas medidas também ajudam a reduzir os impactos causados em longo prazo, por isso é uma questão de saúde e não apenas de bem-estar temporário.
As dicas mais básicas envolvem usar calçados adequados e fazer pausas regularmente. O sapato desempenha um papel crucial nesse processo, pois os pés são os responsáveis por aguentar todo o peso do corpo, e, caso não estejam confortáveis, os danos serão maiores. Evite usar calçados apertados, salto alto ou sapatilhas, pois estes costumam prejudicar a postura e o conforto. Já se tratando das pausas, o mais indicado é parar para sentar por alguns minutos a cada uma ou duas horas em pé.
O uso de meias de compressão também ajuda o sangue a circular melhor, o que pode reduzir as dores no fim do dia e evitar problemas mais graves, no caso de quem tem tendência para problemas do tipo. De todo modo, o ideal é que essas pessoas busquem ter uma vida fisicamente mais ativa, pois a prática de atividades físicas faz bem para a saúde e deixa o corpo mais resistente. Além dos exercícios, fazer alongamentos antes, durante e depois do expediente também ajuda a controlar os impactos.