A Prefeitura de Boa Vista reinaugurou, nesta segunda-feira (11), a UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Jardim Floresta, após três meses de reforma. O prédio passa a levar o nome de Dra. Fanir Oliveira Silva, médica que morreu em julho do ano passado por complicações cirúrgicas.
A obra foi feita com recursos próprios do Município e contemplou pintura externa e interna, cobertura, recepção, banheiro para pessoas com deficiência, sala para assistente social/agentes comunitários, grades no muro e janelas, climatização, novo piso, novas instalações elétricas e hidráulicas, além de calçada com acessibilidade.
A UBS funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 7h às 18h, e conta com serviços gratuitos, como: pré-natal, preventivo, planejamento familiar, puericultura, triagem, vitamina A, pesagem, medicação de altura, bolsa família, aferição de pressão arterial, aferição de glicemia, teste do pezinho, dispensação de medicamentos, vacina, consulta médica e enfermagem.
“Trata-se de uma unidade importante, por estar geograficamente localizada em um ponto central, atendendo não só moradores do próprio Jardim Floresta e adjacências, mas de toda capital”, disse o prefeito Arthur Henrique (MDB).
Homenagem
Fanir Oliveira, que dá nome à UBS, foi médica do Programa Saúde da Família e Comunidade na UBS Liberdade, integrou o grupo responsável pela implantação do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) em Boa Vista e foi professora do curso de Medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR).
No evento de reinauguração, o viúvo de Fanor, José Aderbal, se emocionou a homenagem. “Ela foi uma pessoa que se dedicou totalmente à saúde. Ela era uma pessoa muito especial, que fazia o seu trabalho com honraria e principalmente com amor. Sem dúvida cumpriu o seu compromisso como profissional”, disse.