Cerca de 592 pacientes deram entrada pela primeira vez para o tratamento de neoplasias, na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima (Unacon-RR), no ano passado. A unidade registrou um expressivo total de 135.225 e realizou 884 procedimentos cirúrgicos.
O coordenador da unidade, Anderson Dalla Benetta, destacou a tendência contínua de aumento nos atendimentos ao longo dos anos. “A tendência que temos observado ano após ano é que os atendimentos aqui na Unacon têm aumentado consideravelmente. A equipe tem total capacidade de prestar o completo atendimento aos pacientes”, afirmou o médico.
Situada nas instalações do Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento, a Unacon-RR tem se destacado por oferecer tratamento integral e humanizado aos pacientes do estado, disponibilizando 32 serviços exclusivos.
Para ter acesso à assistência na Unacon-RR, os pacientes precisam apresentar uma biópsia positiva, juntamente com documentos pessoais, como RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, nº 1.364, bairro Aeroporto.
É fundamental ressaltar que a duração do tratamento varia de acordo com o tipo de neoplasia e os objetivos específicos do procedimento. Em geral, esse período pode se estender de três a seis meses.
Dalla Benetta alerta também para os fatores de risco associados ao aumento da incidência de câncer, destacando hábitos como etilismo, tabagismo, dieta inadequada e falta de atividades físicas como contribuintes significativos para essa realidade preocupante.