RECOMEÇO

Unidade de Saúde danificada por garimpeiros na Terra Yanomami é reformada

Dos serviços realizados, estão a manutenção e reparos na rede hidráulica e elétrica, a instalação de geradores e a limpeza da pista de pouso

Indígenas yanomami da região de Parafuri, na Terra Indígena Yanomami (Foto: Divulgação)
Indígenas yanomami da região de Parafuri, na Terra Indígena Yanomami (Foto: Divulgação)

A reforma da Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI) de Parafuri, na Terra Indígena Yanomami, foi concluída. O local, único responsável por atender cerca de 500 indígenas da região, havia sido danificado por garimpeiros ilegais.

A ideia da obra foi readequar a área e restabelecer a segurança da localidade, para possibilitar o retorno das atividades de saúde às comunidades indígenas próximas, como Hoxeanatheri, Komomassipetheri, Paapoko,  Paapoko II, Warareu e Xahuxipii.

Dos serviços de infraestrutura e saneamento realizados, estão a manutenção e reparos na rede hidráulica e elétrica, a instalação de geradores e a limpeza da pista de pouso.

Além disso, também foi implementado um sistema de abastecimento de água potável para fornecer água limpa às comunidades afetadas pela contaminação do garimpo ilegal no território indígena.

Revitalização da UBSI de Parafuri garante água potável aos indígenas (Foto: Divulgação)

A revitalização do local foi realizada entre julho e agosto, em ação conjunta entre Forças Armadas – que fez o transporte aéreo de todo o material à região -, Serviço de Edificação e Saneamento Indígena (Sesani), Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI-Y), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) e ONG Água Camelo.