Está disponível desde esta sexta-feira, 17, a vacina contra a Influenza (Gripe), para os grupos prioritários, em dois pontos drive-thru,
A Campanha Nacional Contra a Influenza na capital se encerrou no dia 30 de agosto, porém, devido à baixa adesão e baixa cobertura dos grupos prioritários, será intensificada a vacinação, visando o fortalecimento da imunidade dessas pessoas
A ação de intensificação nos grupos prioritários também se deve a situação epidemiológica que algumas capitais brasileiras vêm enfrentando com o aumento nos casos de gripe. Com a ação a prefeitura pretende alcançar uma maior cobertura vacinal e evitar além do adoecimento, possíveis internações hospitalares.
De acordo com a superintendente de vigilância em saúde, Francinete Rodrigues, este ano, nenhum grupo alcançou até o momento a cobertura vacinal.
“Queremos convidar todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários que ainda não receberam a dose da vacina, que procure uma das unidades básicas com sala de vacina ou um dos dois pontos drve-thru. A prioridade é alcançar essas pessoas, pois são grupos mais vulneráveis para contrair o vírus e com possibilidades de adoecimento e internações hospitalares”, destacou.
Conforme nova recomendação e autorização do Ministério da Saúde, as vacinas da gripe e da covid-19 podem ser aplicadas no mesmo dia. Antes, a orientação era que houvesse um intervalo mínimo de 14 dias entre as imunizações. A vacina da gripe é ofertada em campanha para os grupos prioritários anualmente.
Grupo prioritário – Podem receber a vacina pessoas de 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.
Também a população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, motorista e cobrador de transporte coletivo, portuários, povos indígenas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes, puérperas até 45 dias, adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.
Documentação – Cartão de vacina, cartão SUS ou CPF. E para quem doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deve apresentar laudo ou receita.
Todas as UBS´s que não atendem casos exclusivos de covid-19 e possuem sala de vacina disponibilizam as doses da vacina contra a gripe, e agora, os dois pontos drive-thru.
Segunda a sábado, das 8h30 às 17h:
– Terminal de Ônibus Luiz Canuto Chaves – Centro
– Quadra do CRAS, no Parque Germano Sampaio – Pintolândia