A vacinação contra o vírus influenza foi aberta a partir desta segunda-feira (15) para toda a população não vacinada acima dos 6 meses de idade. A informação foi divulgada pela prefeitura de Boa Vista e a medida segue recomendação do Ministério da Saúde.
A cobertura vacinal do grupo prioritário, ou seja, pessoas com mais de 60 anos, crianças com 5 anos, gestantes e puérperas, indivíduos com comorbidades, atingiu apenas 21,16% dessas pessoas, sendo 24.512 doses aplicadas.
A abertura tem como objetivo proporcionar cobertura vacinal suficiente para prevenir e proteger das infecções virais que podem ser agravadas pelo clima frio e úmido, quando as pessoas passam mais tempo em locais fechados e sem circulação de ar natural, conforme a prefeitura.
“Essa ampliação visa diminuir a incidência de doenças respiratórias sazonais que ocorrem nesse período chuvoso e que muitas vezes evoluem de forma grave como alguns casos de pneumonia que temos detectado dentro dos hospitais do estado”, afirma a coordenadora municipal de Imunização, Christianny Filgueiras.
As pessoas interessadas em se imunizar contra a gripe, devem procurar uma das 32 Unidades Básicas de Saúde equipadas com salas de vacinação espalhadas pela capital. Para se vacinar, deve-se apresentar um documento de identidade, cartão do SUS e cartão de vacina. Confira a lista de UBSs aqui.