Vacinação contra gripe é prorrogada até 31 de janeiro em Roraima

A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Roraima

A vacina utilizada é do tipo trivalente, protegendo contra três cepas do vírus da gripe. (Foto: Diane Sampaio/Folha BV)
A vacina utilizada é do tipo trivalente, protegendo contra três cepas do vírus da gripe. (Foto: Diane Sampaio/Folha BV)

A vacinação contra a gripe em Roraima foi prorrogada até 31 de janeiro, conforme anunciou o Ministério da Saúde. A decisão busca ampliar a proteção da população não vacinada a partir dos seis meses de idade. A medida considera a sazonalidade da doença, o estoque disponível e as estratégias estabelecidas pelas Secretarias de Saúde.

Desde 2023, os estados do Norte do Brasil, incluindo Roraima, realizam a campanha de imunização no segundo semestre, período conhecido como “Inverno Amazônico”, quando há maior circulação do vírus influenza. Em Roraima, a meta é vacinar 300,6 mil pessoas, mas até agora apenas 24,4% do público-alvo foi imunizado, com 87.581 doses aplicadas. Na região Norte, a cobertura chegou a 41,3%, com mais de 3 milhões de doses administradas.

A vacina utilizada é do tipo trivalente, protegendo contra três cepas do vírus da gripe. Além de prevenir complicações graves, a imunização contribui para reduzir internações no Sistema Único de Saúde (SUS).

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a importância da ampliação do prazo. “A imunização é uma ferramenta essencial para salvar vidas e reduzir a pressão sobre o sistema de saúde, especialmente em regiões com desafios específicos, como a Amazônia. Seguimos empenhados em fortalecer a cultura da vacinação e assegurar que todos os brasileiros estejam protegidos”, afirmou.

Movimento Nacional pela Vacinação

O governo federal tem priorizado a retomada da confiança na vacinação por meio do Movimento Nacional pela Vacinação, iniciado em 2023. Essa iniciativa vem revertendo a queda nas coberturas vacinais observada desde 2016.

Até novembro de 2024, 15 das 16 vacinas do calendário infantil registraram aumento na cobertura, com 12 delas ultrapassando os índices de 2023. Para isso, mais de 604 milhões de doses foram distribuídas aos estados entre 2023 e 2024, segundo o Painel Interativo de Distribuição, lançado em dezembro de 2024.

A plataforma oferece transparência ao processo de distribuição de vacinas e reforça a gestão tripartite do SUS, que anualmente distribui cerca de 300 milhões de doses em todo o país.

Onde se vacinar

A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Roraima. Para se proteger, basta procurar o posto de saúde mais próximo até 31 de janeiro e apresentar documento de identificação. Não deixe para última hora e contribua para a saúde coletiva.