IMUNIZAÇÃO

Vacinas contra a dengue são remanejadas para cinco municípios 

No total, 5.185 doses serão distribuídas entre os municípios de Caracaraí, Caroebe, Rorainópolis, São João da Baliza e São Luiz

Vacinas do Ministério da Saúde (Foto: Ascom Sesau)
Vacinas do Ministério da Saúde (Foto: Ascom Sesau)

As vacinas contra a dengue foram remanejadas para os cinco municípios que não foram contemplados na primeira etapa da estratégia de imunização do Ministério da Saúde. A notícia foi divulgada pela Sesau (Secretaria de Saúde), nesta sexta-feira (10).

No total, 5.185 doses serão distribuídas entre os municípios de Caracaraí, Caroebe, Rorainópolis, São João da Baliza e São Luiz. O repasse foi autorizado pelo Ministério da Saúde e o envio começará a partir da próxima segunda-feira (13).

No fim de fevereiro deste ano, Roraima recebeu 20.670 doses que foram distribuídas entre os municípios de Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima e Uiramutã. Contudo, até o início de maio, apenas 4.750 doses foram aplicadas. A aplicação das doses é de total responsabilidade das prefeituras, por meio das Secretarias Municipais de Saúde.

Segundo a coordenadora geral de Vigilância em Saúde, Valdirene Oliveira, o Estado está em constante processo de monitoramento da vacinação e, a partir disso, viu a necessidade de ampliar ainda mais o número de municípios imunizados.

“Já fizemos uma articulação com a gestão dos cinco municípios, para que possam divulgar e disponibilizar a vacina para a população”, frisou.

Por orientação do Ministério da Saúde, o público a ser imunizado permanece sendo crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, devido ao risco de internação grave pela doença.

“É importante frisar que a vacina contra a dengue está liberada para a população de 10 a 14 anos, com isso, nós reforçamos a proteção e damos acesso para que a população possa ser imunizada”, informou Valdirene.

RANKING POR MUNICÍPIO

Das 20.670 doses contra a dengue que Roraima recebeu em fevereiro passado, os 10 municípios aplicaram apenas 4.750 vacinas.

Por conta da baixa adesão por parte desses municípios, a Sesau está realocando as doses para evitar desperdício devido à validade dos imunizantes.

O município de Cantá encabeça a lista da baixa aplicação das doses, com apenas 21 vacinas aplicadas, seguido de Uiramutã, com 23 doses.

Iracema aplicou 86 doses; Pacaraima, 147 pessoas imunizadas e Alto Alegre com 148.

Normandia aplicou 280 doses; Bonfim, 278 e Boa Vista, que concentra a maior população, aplicou 3.310 doses.