Saúde e Bem-estar

Vítima fatal de coronavírus era homem de 76 anos

Segundo a Sesau, o paciente deu entrada no Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento (HGR) já em estado grave

Após o Ministério de Saúde (MS) ter divulgado a oitava morte por covid-19 em Roraima nesta sexta-feira, 01, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) confirmou a informação e repassou mais detalhes da vítima fatal. O paciente era O. P., um homem de 76 anos.

Segundo a Sesau, o paciente deu entrada no Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento (HGR) já em estado grave. Chegou a ser atendido pela equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), passou algumas horas no Bloco D, onde a equipe tentou manter o quadro clínico de estabilização, mas sem sucesso. O óbito foi registrado nesta sexta. O paciente possuía diagnóstico positivo para a doença e apresentava outras enfermidades, entre elas, cardiopatia.

A Sesau esclarece ainda que tem orientado familiares e amigos sobre todos os procedimentos de sepultamento das vítimas da Covid-19, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde por uma questão de segurança, uma vez que as autoridades têm reforçado a necessidade de se evitar a aglomeração de pessoas.

De acordo com a Nota Técnica Nº 05/2020/COE-RR/COVID-19, por conta da pandemia do novo coronavírus, o órgão ministerial tem recomendado, por exemplo, a não realização de funerais ou cerimônias de cremação em ambientes fechados.

No caso especificamente dos sepultamentos, a orientação é que tais procedimentos sejam realizados em ambiente aberto no cemitério, com duração de no máximo uma hora, podendo ter até dez pessoas, sendo permitido o revezamento de familiares e amigos, que deverão usar Equipamento de Proteção Individual (EPI).

ENTENDA – Por volta das 15h50 de hoje, 01, o Ministério da Saúde confirmou mais uma morte pelo novo coronavírus em Roraima, por meio do site covid.saude.gov.br. Até o início da semana o Estado contava com quatro óbitos registrados conforme a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

Roraima contabiliza até o momento 1.234 notificações para a Covid-19. Destas, 602 pessoas foram confirmadas com a doença de acordo com os critérios de definição de caso do Ministério da Saúde. Conforme o boletim epidemiológico lançado na manhã de hoje com dados fechados até a quinta-feira, 30, o total de óbitos eram sete.