ABAV Expo inicia com mais de 22 mil inscritos de todos os estados e representantes de 20 países

Caravana de Roraima participa da maior Feira de Turismo da América Latina, em Brasília, onde estão presentes 1.500 marcas e 140 compradores convidados do Brasil e exterior

Solenidade de abertura da ABAV Expo 2024 ocorreu na noite de quarta-feira, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães (CCUG)
Solenidade de abertura da ABAV Expo 2024 ocorreu na noite de quarta-feira, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães (CCUG)

Com mais de 22 mil inscritos e com todos os estados brasileiros representados no evento, a maior feira de Turismo da América Latina realizada pela Agência Brasileira de Agências de Viagens, a 51ª ABAV Expo 2024, iniciou nesta quinta-feira em Brasília (DF). A solenidade de abertura ocorreu na noite de quarta-feira, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães (CCUG), com a participação de várias autoridades ligadas ao setor do turismo brasileiro, entre eles o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Nesta quinta-feira, às 10 (horário de Brasília), as atividades começaram com a 1ª Jornada do Turismo 2030, um evento paralelo que integra a programação com um formato diferenciado, trazendo como tema central a Emergência Climática, um assunto que tem impacto o país com seca extrema e incêndios em várias partes do país, inclusive na Amazônia. Somente hoje à tarde as atividades da ABAV Expo foram iniciadas com os expositores.

O Estado de Roraima está representado no evento pela Caravana da Abav Roraima, além de outros empresários que confirmaram presença de forma autônoma. A presidente da Abav Roraima, Lena Matos, durante a solenidade de abertura, lembrou que os empresários roraimenses terão a oportunidade única de realizar negócios e trocar experiências com as mais diversas realidades do mercado nacional e internacional, uma vez que estão presentes mais de 1.500 marcas, representantes de 20 países e 140 compradores convidados.

Roraima está representado no evento pela Caravana da Abav Roraima, além de outros empresários que confirmaram presença de forma autônoma

A presidente da Abav Nacional, Ana Carolina, em sua fala na solenidade de abertura, ao saudar a presença das caravanas das 27 ABAVs estaduais, lembrou que o evento será importante para contribuir com o desenvolvimento do turismo em cada canto do país. Ao direcionar a fala ao ministro do Turismo, Celso Sabino, ela afirmou: “É uma honra para nós, da ABAV e para o turismo, poder mostrar nosso potencial, força e união ao centro político do Brasil”.

Ana Carolina lembrou que o Turismo representa 8% do PIB brasileiro e que os profissionais do Turismo sabem que esse número pode ser muito maior. “Para isso dependemos de políticas públicas que valorizem o turismo. Dependemos de investimentos não somente do governo, mas também da iniciativa privada aportando recursos em hoteis, resorts, companhias aéreas, cruzeiros, parques… Precisamos ser atrativos para esses investidores, não somente através da beleza dos nossos recursos naturais, ou do carisma do nosso povo. Precisamos que esses investidores sintam segurança em nossa economia”, afirmou.

A presidente da Abav Nacional lembrou que o país vivencia um momento histórico com a sanção da nova Lei Geral do Turismo, que trouxe uma série de medidas que vão beneficiar diversas atividades no turismo, incluindo o agenciamento. Ao lamentar a expectativa frustrada de ter uma revisão da responsabilidade solidária do agenciamento, ela pediu ao ministro e parlamentares a articulação para construir uma Medida Provisória que regule a responsabilidade civil do agenciamento de viagens.
Além dos negócios e intercâmbio que a feira irá proporcionar, Ana Carolina destacou que os organizadores trazem uma grande preocupação com a sustentabilidade ao lançar a 1ª Jornada do Turismo 2030. “A sustentabilidade é uma obrigação de todos nós e o Turismo precisa fazer um grande pacto em prol do tema. Vamos juntos garantir o futuro dos nossos filhos, netos e também do nosso setor”, discursou.

JORNADA DE TURISMO 2030

Presidente da Abav Nacional, Ana Carolina, na abertura da 1ª Jornada de Turismo 2030, evento paralelo à feira internacional


A presidente nacional da Abav, Ana Carolina, também fez a abertura da 1ª Jornada de Turismo 2030. Ela disse que, através do turismo regenerativa, da inovação e da colaboração, do debate sobre descarbonização, todos que trabalham com o Turismo irão deixar um legado positivo para as gerações futuras. “Hoje estamos aqui não apenas para falar sobre desafios, mas para mostrar que soluções existem e que elas estão em nossas mãos”, destacou.

A programação está sendo realizada no período da manhã até esta sexta-feira, 27, com seis horas de conteúdo de excelência, envolvendo convidados especiais em um painel de conversa e apresentação de personagens e histórias de vida que acrescentam legitimidade e emoção ao debate.

Na programação de hoje, o debate sobre o papel do setor turístico na mitigação das mudanças climáticas por meio de estratégias para prosperar frente aos Desafios Climáticos. O tema principal foi Turismo Regenerativo e Descarbonização, mediados pela jornalista Christiane Pelajo, que narrou a websérie “Jornada 2030 – Passaporte para o Futuro’”, com imagens impactantes, histórias inspiradoras de líderes e empresas que implementaram práticas sustentáveis com êxito, além de depoimentos de cientistas e renomados especialistas.

A 1ª Jornada do Turismo 2030 ocorre paralelamente à ABAV Expo 51, que seguirá de hoje até sábado, 28. A expectativa é receber até 30 mil visitantes ao longo dos três dias. No último dia de programação, a feira abre as portas para o público em geral e a entrada solidária será completamente revertida para a organização humanitária Médico Sem Fronteiras (MSF).

Leia a Folha Impressa de hoje