Brasil e Venezuela debatem retomada do turismo de brasileiros na Gran Sabana

O governo do Estado Bolívar tem interesse em definir novos roteiros turísticos dentro da região e criar uma conexão aérea para interligar Boa Vista à Margarita no mar do Caribe

O encontro entre representantes da Venezuela, das cidades de Santa Elena e Gran Sabana, além do governo de Roraima, se encontram na terça-feira (8). (Foto: Ascom/Secult)
O encontro entre representantes da Venezuela, das cidades de Santa Elena e Gran Sabana, além do governo de Roraima, se encontram na terça-feira (8). (Foto: Ascom/Secult)

A retomada do turismo em Gran Sabana, cidade da Venezuela que faz fronteira com Roraima, estado brasileiro, foi tema de debate entre representantes dos dois países. O encontro foi realizado para reforçar os laços comerciais e turísticos entre as regiões ligadas pelo Monte Roraima.

O evento, realizado em Santa Elena de Uairén/VE na terça-feira (8), contou com a presença do governador do Estado venezuelano de Bolívar, Angel Marcano, do prefeito de Gran Sabana, da secretária de Turismo do Estado Bolívar, Keyla Pañalver e do diretor do Departamento de Turismo da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo de Roraima) e representante do governo de Roraima, Bruno Muniz.

Segundo o governo estadual, Marcano demonstrou interesse em retomar as visitas para a cidade venezuelana e destacou o projeto do seu governo da criação de uma rota aérea direta ligando Boa Vista a Puerto Ordaz, se estendendo até Margarita, no Caribe. A conexão é vista como facilitadora de intercâmbio entre os países e impulsionar o turismo, um setor vital para a economia local.

O governador do Estado Bolívar ainda teria reforçado a região é segura para a promoção da visitação turística.

Interesse de Roraima

Pelo lado brasileiro e roraimense, Bruno Muniz, diretor do Detur, enfatizou o compromisso do governo em colaborar com as autoridades venezuelanas para criar um ambiente que favoreça o turismo seguro, essencial para a prosperidade econômica na fronteira. Ele destacou que a Venezuela continua sendo um destino muito procurado por brasileiros, especialmente para visitar o Monte Roraima.

“Roraima é hoje o estado da região norte que mais manda turistas para lazer no Brasil e muitos roraimenses nunca vieram aqui, e muitos, têm saudade do tempo em que se podia visitar Margarita”, destacou o diretor ao ressaltar a importância do turismo para as comunidades tradicionais e a economia dos dois países.

Gran Sabana

Queda de Jaspe, no parque nacional Gran Sabana. (Foto: Diego Delso/License CC BY-SA)

A Gran Sabana, famosa por abrigar o Monte Roraima, o maior destino turístico da região, é um parque nacional venezuelano considerado o segundo maior do mundo. A área conta com diversas atrações que atraem turistas do Brasil e do exterior, incluindo o Salto Ángel e as cachoeiras Queda de Jaspe, Pacheco e Kama Meru, além de uma deslumbrante paisagem natural.