O maior evento de turismo do País, promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) desde quinta-feira (26), em Brasília, abre as portas para o público em geral neste sábado (28) para que a população em geral tenha acesso também às novidades e tendências do setor, além de ter um contato direto com agências e profissionais que fazem girar as atividades turísticas em todo o País e no exterior.
Essa será mais uma oportunidade, dentro da programação da ABAV Expo 2024, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), para que os empresários roraimenses possam mostrar seus produtos e serviços, bem como divulgar o que Roraima tem de melhor de belezas naturais, somando com o que o evento já proporciona para ampliar as oportunidades, conquistar novos mercados, fazer contatos, trocar experiências, aprimorar conhecimentos e habilidades.
Renomado profissional no setor de turismo roraimense, Hélio Zanona, da empresa Makunaima Soluções em Turismo, integra a Caravana da Abav Roraima. Ele tem feito contato com potenciais interessados em sua plataforma PrecificaTur, que ajuda profissionais do turismo a dominarem a precificação de roteiros turísticos, uma atividade imprescindível em um mercado altamente competitivo. Ao participar pela 10ª vez da ABAV Expo, Zanona divulga a plataforma para agências, guias de turismo, sindicatos, associações e outras entidades do segmento presentes ao evento.
O empresário mostra como funciona o PrecificaTur e fala da sua importância para maximizar os lucros e resultados consistentes. Produto genuinamente roraimense voltado para a atividade turística, ele já ministrou cursos presencias e on-line para pessoas de oitos estados brasileiros. “A empresa começou ministrando cursos e, hoje, oferece uma plataforma inovadora que combina tecnologia e conhecimento especializado para auxiliar na precificação dos seus roteiros”, disse.
O empresário do mercado emissivo Timóteo Bessa, da empresa Du Lavrado Tour, participa da maior feira turística da América Latina pela segunda vez em seus cinco anos de atuação em Roraima. Segundo ele, o evento oferece não apenas oportunidade para trocar experiências e buscar novas ideias no mercado turístico emissivo, mas proporciona a oportunidade para ele divulgar roteiros desejados por aqueles que querem conhecer Roraima, como Serra Grande, Monte Roraima e Serra do Tepequém, este último o ponto turístico escolhido para ser destaque no estande de Roraima este ano.
Tríplice Fronteira como atrativo
No terceiro ano participando da Feira da Abav, a empresária da Caburaí Adventures, Elen Dias, elenca motivos para comemorar os resultados positivos. Dos contatos feitos até agora, ela pôde perceber um mercado crescente de mulheres que viajam pelo Brasil e que têm muita curiosidade de conhecer Roraima. “Muitos não sabem o que tem em Roraima, mas quando explico que, além de atrativos naturais, temos uma tríplice fronteira com várias opções, o interesse aumenta”, destacou.
O roteiro da Tríplice Fronteira Roraima, Venezuela e Guiana é o cartão de visita de Elen Dias para quem vai ao estande roraimense. Dos atrativos no Estado, ela apresenta como principais produtos a Cachoeira Véu de noiva, na Serra Grande, no Cantá, e a Serra do Tepequém, no Amajari. Na Venezuela, o pacote oferecido inclui oito roteiros na Gran Sabana, entre aventuras nas cachoeiras e atividades contemplativas das belezas exóticas de uma região onde está localizada o Monte Roraima, desejo de muitos aventureiros país afora e no exterior.
Na República Cooperativista da Guiana, a empresária Elen Dias oferece o turismo de compra na cidade fronteiriça de Lethen e o turismo étnico com a visita à Comunidade Indígena Moco-Moco, que inclui no pacote aproveitar as instalações de uma hidrelétrica desativada, com um rio de água gelada, passando por uma trilha e o contato com a cultura indígena Macuxi do outro lado da fronteira brasileira.
Estreante na Caravana de Roraima
A mais nova participante da Caravana de Roraima é a empresa Macuxi Trekking, que em dois anos de criação busca seu lugar no mercado turístico roraimense. A empresária Thaylany dos Santos disse que, como caloura no evento, sua principal missão é conhecer como funciona esse grande evento e ainda buscar experiências por meio de estudo de mercado e contatos com grandes empresas de outros estados.
“Principalmente, quero aperfeiçoar a visão estratégica de marketing voltada para o mercado turístico”, disse Thaylany, que atua com o turismo receptivo divulgando destinos turísticos como as cachoeiras e trilhas da Serra Grande, Serra do Tepequém e da região do Apiaú, no Município de Mucajaí. Além de ser estreante no evento, ela é a mais nova associada da Abav Roraima, tendo chegado há seis meses apenas. A presidente da Abav Roraima, Lena Matos, lembrou que a participação da mais nova integrante da entidade, a Macuxi Trekking, no maior evento de Turismo da América Latina, foi conquistada por meio de um sorteio promovido pela Abav, promoção esta realizada como forma de prestigiar os associados. Ela disse que a participação de Roraima no evento foi um sucesso e que todos saem fortalecidos com trocas de experiências e rodadas de negócios concretizadas ou contatos mantidos para futuras transações.
O embaixador de Roraima
O veterano em participação na Abav Expo, com mais de duas décadas de evento, o empresário Magno de Souza se tornou um embaixador do turismo roraimense por onde passa. Não somente por ter o destino Monte Roraima como um dos produtos que mais atraem turistas para o Estado, mas porque foi um dos pioneiros em colocar Roraima no mapa turístico brasileiro e servir de exemplo para outros empreendedores em um setor que nem existia no mercado roraimense.
No momento em que operadores de turismo de outros estados querem saber algo a respeito de Roraima na Abav Expo, o nome de Magno é o primeiro que vem à mente deles. “Quando eu comecei tendo o Monte Roraima como o carro-chefe do meu portifólio do destino Roraima, o Estado não tinha vocação no turismo e sequer havia um portifólio para apresentar”, disse se referindo à realidade encontrada por ele no ano de 2005. “Vejo que hoje o Estado de Roraima já está no mapa do turismo com vários roteiros e muitas outras opções no mercado”.
Como o mais procurado não somente por quem quer conhecer Roraima, mas também por parceiros que comercializam ou querem comercializar o roteiro Monfe Roraima, Magno tem pelo menos 30 produtos em seu portifólio, que incluem o turismo étnico, entre eles o roteiro da Comunidade da Raposa, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, a trilha ao Monte Caburaí, que é o ponto do extremo Norte do Brasil, no Município de Uiramutã, e o Pico da Neblina, que embora não esteja em Roraima, mas no Amazonas, está entre os produtos ofertados pela empresa partindo do Estado.