
Boa Vista é a sexta capital mais nova do Brasil. Com mais de um século, a capital de Roraima tem muitos lugares para turistar, registrar momentos e conhecer a história de um povo miscigenado. Por isso, a FolhaBV separou alguns pontos turísticos que você precisa conhecer.
Monumento aos Pioneiros

O monumento foi erguido em 1995 pelo artista plástico Luíz Canará, como parte do projeto “Raízes”. A obra homenageia a chegada das primeiras famílias em Roraima, em um formato representando o Monte Roraima e com a figura de Macunaíma.
O Monumento aos Pioneiros está localizado na Praça Barreto Leite em frente ao rio Branco e à Orla Taumanan. É o marco zero da capital.
+ Muito prazer, Boa Vista: capital de Roraima é caldeirão de história, cultura e culinária
Orla Taumanan e Mirante do Rio Branco
A Orla Taumanan (‘Paz’ em Macuxi) é uma grande estrutura suspensa sobre a margem direita do rio Branco, no centro histórico da cidade brasileira de Boa Vista. O ponto turístico está localizado no mesmo local em que as embarcações chegavam a vila, nos anos 1800.
A Orla tem as plataformas Meiremê, que quer dizer arco-íris, na parte mais alta e defronte à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo; e Weikepá (nascer do sol), frente ao Monumento aos Pioneiros. Em 2020, a Orla foi anexada ao complexo Parque do Rio Branco, onde se encontra acesso à praia, ao Mirante Edileusa Lóz e um parque infantil.
As estruturas são abertas ao público e gratuitas. O acesso ao mirante deve ser agendado. A visita panorâmica acontece de quarta à domingo, de 15h às 21h.
Casa da Cultura
Boa Vista ainda tem a Casa da Cultura, que foi a primeira casa governamental do Estado e hoje é sede da Academia Roraimense de Letras. Construída na década de 40, tem o estilo art déco e está localizada na avenida Jaime Brasil, onde se localiza o primeiro centro comercial de Boa Vista.
Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo
A Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo foi a primeira capela construída em Boa Vista. Estudos indicam que por volta de 1725, frades carmelitas construíram uma pequena capela de madeira em honra à Nossa Senhora do Monte Carlo. Em 1856, os franciscanos edificaram uma capela maior, que em 1858 foi elevada a matriz.
A capela ainda funciona e recebe muitos casamentos. As missas são realizadas todas às quartas-feiras, às 18h30, e domingo, às 11h15 e 18h.
Outros locais para conhecer
A história de Boa Vista ainda passa pela Casa de Petita Brasil, a Praça das Águas e o Portal do Milênio. Mais detalhes nas redes sociais da FolhaBV.