O Sebrae Roraima, em parceria com o Governo de Roraima, deu início nesta sexta-feira, 26, ao “Salão Internacional de Turismo – Roraima 2024”. A abertura dos trabalhos ocorreu no Roraima Garden Shopping, e a mostra segue até o dia 28 de abril. A intenção é fortalecer o comércio local apresentando as potencialidades turísticas para todo o país e para o mundo. O evento reúne mais de 70 expositores de produtos e serviços de Roraima, de outras localidades do Brasil e internacionais.
De acordo com o diretor superintendente do Sebrae em Roraima, Emerson Baú, o evento será uma oportunidade para fortalecer os pequenos negócios e profissionais do setor do turismo e relacionados.
“A expectativa é fortalecer o turismo, que é um setor da economia que impacta diretamente em vários negócios e profissionais de pequeno porte. Desde o encanador e eletricista, que faz a manutenção em quartos de hoteis e restaurantes aos empreendimentos diretos, as pousadas, restaurantes, agências que, em 95% são de pequeno porte e são atendidas pelo Sebrae e agora estamos apresentando essas empresas para o mercado de maneira mais estruturada”
A diretora do departamento de turismo de Caroebe, Jessica Kellen, aponta a feira como uma oportunidade para expor os atrativos do município que vão para além das cachoeiras.
“É muito positivo a realização da feira. A gente vêm para o evento fortalecer a presença do município de Caroebe na rota do turismo de Roraima. Nosso município já é conhecido pelas belezas naturais e cachoeiras. O que queremos mostrar é que somos mais que isso. No ano passado tivemos o campeonato de pesca esportiva, que se mostrou uma programação que pode ser adicionada ao que podemos oferecer. Tivemos visitantes de outros estados em Caroebe só para esse evento e isso mostra que essa pode ser mais uma possibilidade de turismo”
Também presente no evento, a embaizadora de Barbados no Brasil, Linda Thompson, vê a relação entre os dois países como uma oportunide de fortalecer o turismo na região do Caribe, que é geograficamente e culturalmente próxima de Roraima, de acordo com ela.
“Como embaixadora, fico feliz toda vez em que podemos aprofundar essa relação, mas especificamente no turismo, Barbados tem um produto muito forte e nós queremos promover qualquer ação para ajudar a nossa região em comum, que é o Caribe e o norte do Brasil a crescer. Também espero que a consciência sobre aquilo que temos em comum e quanto nós podemos ajudar uns aos outros possa crescer”
A participação no evento é gratuita e acontece das 17h às 22h.