Roraima registrou um aumento de 97% no número de turistas internacionais em 2024, segundo dados divulgados pelo Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal nesta terça-feira (7). Mais de 16 mil visitantes estrangeiros chegaram ao estado, com destaque para o mês de dezembro, quando 699 turistas internacionais desembarcaram na região, um crescimento de 106,19% em relação ao mesmo período de 2023.
De acordo com o ministro do Turismo, Celso Sabino, o aumento reflete os esforços conjuntos do Ministério do Turismo e da Embratur na promoção dos destinos brasileiros no exterior. “Esse crescimento significativo é resultado do nosso trabalho em destacar a diversidade cultural, a gastronomia autêntica e as belas paisagens do Brasil. Nosso objetivo é manter o país atrativo para que mais turistas venham conhecer nossas riquezas”, afirmou.
Destaques de Roraima
O estado oferece atrações como a Orla Taumanan e o Teatro Municipal em Boa Vista, além de destinos naturais em Iracema, Mucajaí, Bonfim e Alto Alegre, que proporcionam uma experiência única de contato com a natureza.
Cenário Nacional
No âmbito nacional, o Brasil registrou mais de 6,657 milhões de turistas internacionais em 2024. São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul foram as principais portas de entrada. Proporcionalmente, estados como Roraima, Santa Catarina, Bahia e Pará se destacaram pelo crescimento expressivo no número de visitantes estrangeiros.
Perspectivas para 2025
O Governo Federal prevê investir R$ 63,6 milhões no Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), com a expectativa de gerar 500 mil novos assentos em voos nacionais em um ano. A temporada de verão 2024/2025 deve atingir um recorde de 7,48 milhões de assentos em voos internacionais, um aumento de 19% em relação ao ano anterior.
Eventos como a Conferência do Clima da ONU (COP30) em Belém e a reunião do BRICS em Brasília estão entre os destaques que devem atrair milhares de visitantes internacionais para o Brasil em 2025.