CULTURA

10 filmes importantes para refletir sobre o dia da Consciência Negra

No Dia da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira (20), é o momento em que se reflete sobre o valor e a contribuição da comunidade negra para o Brasil

Foto Divulgacao
Foto Divulgacao

O cinema é repleto de histórias que contam muito sobre o movimento negro e suas próprias vivências. No Dia da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira (20), é o momento em que se reflete sobre o valor e a contribuição da comunidade negra para o Brasil e homenageia o líder Zumbi dos Palmares, que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.
Assim, segue uma lista de 10 filmes com protagonistas pretos para assistir, rir, chorar, se emocionar e refletir sobre as situações de preconceito e discriminação, além de promover debates sobre igualdade social e valorização da cultura afro-brasileira.

A Mulher Rei (2022)
A Mulher Rei acompanha Nanisca (Viola Davis) que foi uma comandante do exército do Reino de Daomé, um dos locais mais poderosos da África nos séculos XVII e XIX. Durante o período, o grupo militar era composto apenas por mulheres que, juntas, combateram os colonizadores franceses, tribos rivais e todos aqueles que tentaram escravizar seu povo e destruir suas terras. O filme está disponível na plataforma de streaming do HBO Max.

Confira o trailer:

Pantera Negra (2018)
Em Pantera Negra, após a morte do rei, o príncipe T’Challa (Chadwick Boseman) retorna a Wakanda para a cerimônia de coroação. Nela são reunidas as cinco tribos que compõem o reino, sendo que uma delas, os Jabari, não apoia o atual governo. T’Challa logo recebe o apoio de Okoye (Danai Gurira), a chefe da guarda de Wakanda, da irmã Shuri (Letitia Wright) e da amiga Nakia (Lupita Nyong’o). Na trama, ele precisa ainda disputar o trono com Killmonger (Michael B. Jordan). Disponível para assistir na plataforma da Disney+.

Confira o trailer:

Café com Canela (2018)
Após perder o filho, Margarida (Valdinéia Soriano) vive isolada da sociedade. Ela se separa do marido Paulo e perde o contato com os amigos e pessoas próximas. Um dia, Violeta (Aline Brunne) bate à sua porta. Trata-se de uma ex-aluna de Margarida, que assume a missão de devolver um pouco de luz àquela pessoa que havia sido importante para ela na juventude. Disponível para assistir no Canal Brasil e na Prime Vídeo.

Confira o trailer oficial:

Rainha de Katwe (2016)
Em Rainha de Katwe, Phiona Mutesi (Madina Nalwanga) é uma jovem de Uganda que faz de tudo para alcançar o seu objetivo de se tornar uma das melhores jogadoras de xadrez do mundo. Órfã de pai e moradora de uma região bem pobre, Mutesi foi obrigada a largar a escola por falta de dinheiro, mas agora está decidida a enfrentar todos os obstáculos para tornar seu sonho realidade. Disponível para assistir na Disney+.

Confira o trailer oficial:

Judas e o Messias Negro (2021)
A história de ascensão e queda de Fred Hampton (Daniel Kaluuya), ativista dos direitos dos negros e revolucionário líder do partido dos Panteras Negras e William O’Neal (Lakeith Stanfield), um homem que se infiltrou no movimento por conta de um acordo com o FBI. Disponível para assistir na plataforma de streaming do HBO Max.

Confira o trailer oficial:

Infiltrado na Klan (2018)
O filme conta a história de Ron Stallworth (John David Washington), um policial negro do Colorado, que conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunicava com os outros membros do grupo através de telefonemas e cartas, quando precisava estar fisicamente presente enviava um outro policial branco no seu lugar. Disponível para assistir na Prime Video.

Assista o trailer abaixo:

Mussum, o Filmis (2023)
Cinebiografia sobre a vida e trajetória de Antônio Carlos Bernardes Gomes, mais conhecido como Mussum (Ailton Graça). Tendo crescido como um garoto pobre, filho de empregada doméstica analfabeta e com passado militar, Mussum ficou conhecido por ter se tornado um dos maiores humoristas do Brasil na série ‘Os Trapalhões’, além de fundar o grupo musical ‘Os Originais do Samba’. O filme estreou recentemente nos cinemas e em breve deve estar nas plataformas de streaming. Outra dica é verificar o documentário ‘Mussum: Um Filme do Cacildis” disponível na Prime Vídeo.

Veja o trailer abaixo:

O Paí, Ó 2 (2023)
Nesta sequência de um sucesso do cinema nacional, acompanhamos a rotina de Roque (Lázaro Ramos) anos depois do primeiro filme. O cortiço de Joana (Luciana Souza) continua carregado de festas, fofocas e confusões. O bairro se prepara para a festa de Iemanjá, enquanto lida com as polêmicas dos vizinhos. O filme também estreou recentemente nos cinemas e em breve deve estar nas plataformas de streaming. Outra dica é assistir o primeiro filme “O Paí, Ó” disponível na Globoplay

Assista o trailer abaixo:

King Richard: Criando Campeãs (2021)
O filme biográfico conta a história de Richard Williams, pai das famosas tenistas Serena Williams e Venus Williams. Obstinado em fazer de suas filhas futuras campeãs de tênis, Richard (Will Smith) usa métodos próprios e nada convencionais, seguindo a visão clara de futuro que construiu para as filhas Serena (Demi Singleton) e Venus (Saniyya Sidney). Determinado, o pai das garotas vai fazer de tudo para que elas saiam das ruas de Compton para as quadras do mundo todo. Disponível para assistir na HBO Max.

Veja o trailer oficial:

A Cor Púrpura (1985)
Na Georgia, em 1909, vive a jovem Celie (Whoopi Goldberg), uma adolescente com apenas 14 anos que vive uma série de violências. Solitária, Celie compartilha sua tristeza em cartas com Deus e com a irmã Nettie (Akosua Busia), missionária na África. Mas quando Shug, aliada à forte Sofia (Oprah Winfrey), esposa de Harpo (Willard E. Pugh), filho de Mister, entram na sua vida, Celie revela seu espírito brilhante, ganhando consciência do seu valor e das possibilidades que o mundo lhe oferece. Disponível para assistir na HBO Max. Fique atento para a adaptação musical do filme que deve ser lançado em 2024.

Confira o trailer abaixo: